Busca rápidaX


Em Brasília, HCI busca viabilizar construção do Hospital do Câncer Infantil

13 de novembro de 2024

Representantes do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) estão em Brasília nesta semana dando sequência à busca por recursos para a construção do Hospital do Câncer Infantil. Nesta terça-feira (12), a comitiva se reuniu com o ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, para apresentar as principais demandas da região na área da saúde, incluindo a construção de uma UTI pediátrica, que integra o projeto do novo hospital oncológico infantil.

“Foi uma reunião muito produtiva, que orientou nossa busca por recursos. Também participamos de uma reunião com a Bancada Gaúcha, na qual reafirmamos aos deputados a importância dessa iniciativa, tanto para nós como para toda a região. No entanto, ao contrário dos anos anteriores, quando 17 projetos eram priorizados, para 2025 serão apenas oito, o que dificulta a nossa luta, mas não diminui o nosso otimismo”, destacou o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri.

Nesta quarta-feira (13), a comitiva, composta pelo presidente do HCI, pelo diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca, e pelo gerente de Controladoria, Artur Rosamovitz, participou de uma reunião com a chefe de Gabinete do Ministério da Saúde, Laina Petternelli Ferreira, e o coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, José Barreto Carvalheira. A audiência, solicitada pelo ministro Pimenta, teve como pauta a possibilidade de incluir o projeto do Hospital do Câncer Infantil no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para 2025.

“Nessa reunião, a equipe técnica confirmou a viabilidade e a necessidade do projeto, que pode ser tirado do papel com o apoio do Ministério da Saúde. Foi um alinhamento direto com o Governo Federal, que demonstrou o interesse em garantir que a obra seja concretizada. Sabemos da relevância desse hospital oncológico infantil para quase metade do Estado e seguiremos trabalhando para que essa obra inicie já em 2025”, acrescentou o diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca.

Acompanharam a comitiva em Brasília, o vice-líder do atual governo no Congresso Federal, deputado Elvino Bohn Gass; o líder da Bancada Gaúcha na Câmara, Dionilso Marcon; e a vereadora de São Luiz Gonzaga, Ana Barros, todos defensores do projeto do Hospital do Câncer Infantil.

Fonte: HCI