Busca rápidaX


Em entrevista à RPI, presidente do HCI confirma retomada de procedimentos eletivos a partir do dia 30 de maio

24 de maio de 2024

As enchentes que atingem o estado desde o início do mês refletem também nos atendimentos do Hospital de clínicas de Ijuí. O presidente do HCI, Dr. Douglas Uggeri, detalhou, em entrevista à Rádio Progresso nessa manhã (24), que o impacto na casa de saúde é relacionado a logística dos insumos, equipamentos e medicações necessárias para qualquer tipo de procedimento, inclusive as cirurgias.
A maioria dos locais que fornecem os medicamentos necessários estão em Porto Alegre, muitos deles foram alagados, funcionários não conseguiam sair de casa para trabalhar, e além disso, as estradas destruídas, o que também não permitia a chegada dos materiais”.
Diante do cenário, o HCI contou com ajudas vindas de diferentes locais, como por exemplo, a Biruta Escola de Aviação. Porém, segundo Uggeri, algumas medicações eram muito pesadas, como o soro, que vem em grande quantidade, pesando entre quatro e seis toneladas, impossibilitando que o produto seja transportado por aviões.  Diante disso, foi necessário comprar alguns itens de regiões como São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, o que aumentava muito mais o custo à casa de saúde. Por isso a decisão de priorizar apenas atendimentos de urgência e emergência.

A boa notícia é que o HCI se prepara para retomar todas as cirurgias eletivas que foram deixadas para trás a partir do próximo mês. Já os demais procedimentos eletivos, ou seja, aqueles que podem ser adiados sem que o paciente seja prejudicado por isso, devem ser normalizados até o dia 30 de maio.

Ouça abaixo a entrevista sobre o retorno dos procedimentos eletivos:

Fonte: RPI