Busca rápidaX


Em mobilização pelo asfaltamento da ERS 218, moradores relatam abandono do estado há mais de dez anos

29 de maio de 2023

Mais de 120 pessoas, entre comunidade em geral e lideranças políticas, se reuniram na manhã do último sábado (27), em mobilização que pede urgência ao estado no asfaltamento dum trecho de aproximadamente 9km entre Ijuí e Catuípe. O evento aconteceu no trevo da ERS 155 com a ERS 218 – Ervateira Douradinha. Dois ofícios já foram encaminhados, um deles, destinado à Casa Civil, que informava sobre o ato de mobilização e pedia a delegação dum representante para participar do evento e colaborar na condução das atividades da comissão em prol do asfaltamento. O segundo, encaminhado pelo Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, para o Diretor Geral do DAER, Luciano Faustino, solicita a recuperação e asfaltamento da ERS 218.

No evento de sábado, representantes da comunidade fizeram um relato histórico sobre a falta de atendimento dos diferentes governos e do DAER às suas obrigações frente à manutenção e qualificação dessa importante via regional, registrando que o abandono é de mais de 11 anos, do que decorre o estado atual da via. Membros da comunidade relataram ainda o cotidiano dos transtornos em decorrência das condições da estrada, como o socorro aos veículos atolados, a inviabilização das crianças de irem às escolas, ou dos perigos que enfrentam ao utilizarem a via, suas preocupações com a inviabilidade de socorro por meio do SAMU ou do deslocamento de pessoas com necessidades urgentes de saúde, entre tantos outros transtornos e ocorrências que causam prejuízos, segundo os moradores, à educação, à saúde e à economia.

Ainda durante o evento, uma placa foi fixada nas proximidades do local que dá acesso à estrada de chão. A placa busca chamar atenção do estado com a seguinte mensagem: “governador, a RS 218 está abandonada pelo estado há anos. Quem tem nos socorrido até agora são os prefeitos. Queremos asfaltamento do trecho de 9 km. Queremos estar no orçamento do estado”.

Em entrevista à Rádio Progresso na última semana, um dos representantes da comissão, Fernando Lucchese, disse que o investimento do estado na obra vai girar em torno de R$ 15 a R$ 25 milhões.

Fonte: RPI