Busca rápidaX


MANCHETES

Em momento marcado por emoção, paciente em tratamento oncológico recebe visita do cãozinho de estimação, no HCI

25 de junho de 2024

Amor e amizade resumem a relação entre o paciente oncológico do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), Ademar Schumann Karen, de 49 anos, com a pinscher Amora. Internado há dois meses para o tratamento da doença, nesta semana, ele recebeu a visita da cachorrinha, que veio de Ajuricaba especialmente para vê-lo.

A psicóloga Andreia Mulbheier Freitas, que acompanha o paciente no hospital, relata que nos últimos dias ele apresentava um humor deprimido, mas que sempre mostrava fotos e vídeos do animal de estimação, demonstrando a saudade que sentia. “Junto à Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS) e, com toda segurança, conseguimos trazer um pouquinho de amor e carinho ao Ademar. Estamos muito felizes por participar desse encontro”.

A ação foi idealizada pela equipe multiprofissional do HCI, e teve o objetivo de elevar o ânimo e bem-estar do paciente durante a internação. “Esse trabalho faz parte do acolhimento que a instituição promove e que busca, cada vez mais, oferecer aos usuários. Um atendimento completo, integral, que abrange todos os aspectos do cuidado. Eu fiquei muito feliz e emocionada por conseguirmos proporcionar um momento assim para o Ademar”, ressalta a médica oncologista do HCI, Letícia Y Castro.

A alegria em reencontrar a cachorrinha Amora ficou estampada no rosto de Ademar e também de sua esposa, Marin. “Antes da internação, ela cuidava dele dia e noite, estavam sempre juntos, então, hoje foi um dia muito feliz”, contou, durante o encontro.

Fonte: Assessoria de comunicação HCI