Busca rápidaX


Empresa de implementos agrícolas de Ibirubá deve demitir 500 funcionários

26 de novembro de 2023
Empresa alega que não possui previsão de demitir mais trabalhadores, apesar de admitir adequação conforme a realidade de mercado (Foto: Reprodução)

Indústria gaúcha de implementos para máquinas agrícolas, a Vence Tudo está demitindo 500 funcionários de sua fábrica em Ibirubá, no noroeste gaúcho.

Até o início das dispensas, a unidade empregava 1,8 mil trabalhadores. Ou seja, é uma redução superior a 25% no quadro de funcionários.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ibirubá, Jair Carlinhos Lauxen, nenhuma linha de produção será desativada.

O presidente do sindicato afirma que as demissões são justificadas pela empresa em razão da queda nas vendas, motivadas pela alta dos juros.

Fundada em 1964, a Vence Tudo começou fabricando plantadeiras puxadas a tração animal. Atualmente, na fábrica de Ibirubá, são feitos implementos como carreta para grãos, classificador de sementes e guinchos hidráulicos.

Recentemente, outra empresa de maquinário agrícola do noroeste, a John Deere, demitiu 297 funcionários de sua fábrica em Horizontina.

Três meses antes, já havia dispensado outros 170 trabalhadores. Ainda assim, a indústria informou à prefeitura que mantém o plano de expandir seu parque fabril.

O projeto recebeu incentivo de ICMS pelo Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul (Fundopem-RS) para R$ 145 milhões.

Fonte: Rádio Progresso de Ijúi e GZH