Busca rápidaX


MANCHETES

Entenda tudo sobre o sicalc

15 de dezembro de 2022

Descubra o que significa essa sigla que vai facilitar sua vida

O sicalc é um programa criado pelo governo federal que ajuda no cálculo do imposto de renda. Ele é gratuito e fácil de usar, além de estar disponível para todos os contribuintes. Leia o artigo completo e saiba tudo sobre essa ferramenta tão importante!

O que é o sicalc?

O Sicalc é um aplicativo que calcula o valor devido de impostos, taxas e contribuições. Ele é usado por empresas e pessoas físicas no Brasil para o cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Ele é gratuito e fácil de usar, além de estar disponível para todos os contribuintes.

Dessa forma fica muito mais fácil fazer a organização do seu negócio e ter mais certeza que está tudo em devidas ordens.

Como funciona o sicalc?

O Sicalc é um aplicativo que funciona de forma muito simples: você baixa o app e, em seguida, escolhe as datas em que deseja fazer o cálculo. A partir daí, o app faz todos os cálculos necessários para você! Basta informar quanto você ganha por mês e pronto: o Sicalc já está calculando tudo para você!

Você pode utilizar o Sicalc para saber quanto deve pagar de Imposto de Renda, INSS e outros tributos. Além disso, o aplicativo também mostra o valor do seu salário líquido, ou seja, o valor que você realmente vai receber no final de cada mês.

O Sicalc é um aplicativo gratuito e está disponível para Android e iOS.

Prós e contras do sicalc

O Sicalc é uma ferramenta muito útil para quem precisa fazer cálculos tributários, mas também pode ser um pouco complicado de usar. Aqui estão alguns dos prós e dos contras do Sicalc:

PRÓS:

  • Ferramenta oficial do governo para cálculos tributários;
  • Interface simples e intuitiva;
  • Possibilidade de exportar dados para o Excel.

CONTRAS:

  • Complicações na hora de fazer cálculos mais complexos;
  • Pode ser necessária a instalação de um programa adicional para que o Sicalc funcione corretamente;
  • A interface pode ser confusa para quem não está acostumado com programas semelhantes.

Alternativas ao sicalc

O Sicalc é o principal programa de cálculo de impostos federais, mas existem outras opções para quem precisa fazer este cálculo. Confira abaixo algumas alternativas ao Sicalc:

  1. Juros Simples e Compostos: o site JurosSimples.com.br oferece uma calculadora gratuita para cálculo de juros simples e compostos, basta inserir os dados solicitados e clicar em “calcular”.
  2. Empresa de Contabilidade: caso você contrate uma empresa de contabilidade para fazer seus impostos, ela certamente fará o cálculo do Sicalc para você.
  3. Planilha Eletrônica: Se você tem um bom conhecimento de Excel, pode fazer o cálculo do Sicalc por meio de uma planilha eletrônica. Há diversos modelos de planilhas disponíveis na internet, basta escolher um que seja compatível com a versão do Excel que você usa e seguir as instruções para fazer o cálculo.
  4. Receita Federal: a Receita Federal disponibiliza o arquivo do Sicalc para download em seu site, basta acessar o link “Downloads” e escolher a opção “Serviços Tributários”. Após fazer o download, basta descompactar o arquivo e seguir as instruções para instalar o programa.

Quais são os tipos de Sicalc?

A Receita Federal oferece dois tipos de Sicalc, sendo que ambos possuem a mesma finalidade, porém com diferenças pontuais fundamentais. Conheça quais são eles a seguir:

Sicalc AA (Autoatendimento)

Trata-se do Sicalc Autoatendimento, que precisa ser instalado no computador para uso. Além disso, o empresário deve atualizar esse programa mensalmente, porque o sistema passa por uma revisão de acordo com a taxa Selic do mês.

Essa é uma versão que também exige que o computador tenha uma configuração mínima (sistema operacional posterior ao Windows XP) para que seja possível realizar a instalação no equipamento.

Sicalc Web

No Sicalc Web o sistema é online, ou seja, não é preciso baixá-lo e instalá-lo no computador. Para realizar o cálculo e obter o DARF basta acessar a página da ferramenta e utilizá-la normalmente.

Sua única desvantagem é a obrigatoriedade de acesso à internet para uso e emissão da guia de recolhimento.