Busca rápidaX

MANCHETES

“Entregamos não só médicos, mas pessoas que vão participar de uma sociedade com humanismo e ética”, afirma Brust

5 de dezembro de 2024
Foto: Etapa Formaturas.

Nesta sexta-feira (6), a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) forma sua primeira turma de Medicina, em um momento histórico para Ijuí e região. Serão apresentados à sociedade 30 novos médicos, que iniciaram sua trajetória acadêmica em 2019.

O evento será dividido em dois momentos: o primeiro, às 14h, será um ato formal no Centro de Eventos da Unijuí, no qual será feita uma retrospectiva sobre a implantação do curso, com pronunciamento de autoridades e presença da imprensa, seguida de coquetel. Já às 17h, no Salão de Eventos, ocorre a cerimônia de colação de grau, reservada a convidados.

Em entrevista à Rádio Progresso, o coordenador do curso de Medicina, dr. Jorge Brust, relembrou o início da mobilização de entidades e forças políticas locais e regionais para trazer o curso de Medicina para Ijuí, há mais de uma década. “Na Expoijuí de 2012, o professor Martinho Kelm, na época reitor, fez toda uma mobilização, capitaneou um movimento para que Ijuí se candidatasse para ter um curso de Medicina, avaliando que a Universidade estava com a área de Saúde muito forte e que a estrutura de Saúde do município e região estava com plenas condições de receber um curso aqui e proporcionar uma boa formação”, afirma.

O coordenador destacou também que, para além de um ensino técnico de excelência, a Unijuí se preocupa com a formação ética e humanística de seus estudantes e futuros profissionais. “Estamos entregando não só médicos, mas também pessoas que vão participar de uma sociedade com competência, humanismo, compaixão e muita ética”, garante.

Segundo Brust, a estrutura da universidade, que conta com complexo de simulação realística e laboratórios altamente equipados, é importante para o preparo dos estudantes para a atuação profissional. “Estamos vendo isso na participação deles nos seus estágios, nas suas práticas na rede de saúde e também em estágios fora de Ijuí, dos quais eles voltam muito agradecidos porque perceberam que estão muito bem formados, e estruturados para um trabalho adequado”, ressalta.

Atualmente, o curso de Medicina da Unijuí possui 10 turmas, com um total de 400 alunos, sendo 90% deles da região, o que, para Brust, representa um reconhecimento sobre a qualidade da formação oferecida.