Com a suspensão das aulas presenciais em todo o RS, a rede municipal de ensino de Ajuricaba deu sequência ao ano letivo com o envio de atividades de forma remota para os alunos realizarem em casa. Algumas professoras utilizavam o Google Classroom, outras escolheram o whatsapp ou ainda enviavam vídeos por meio do youtube com as atividades da turma. No caso dos alunos que não têm acesso à internet, os motoristas do transporte escolar deixavam as atividades impressas nas respectivas residências.
No entanto, como a previsão de retorno continua incerta, a Secretaria Municipal de Educação resolveu padronizar o sistema para as escolas de Ensino Fundamental. A partir da próxima semana vai ser utilizada a plataforma virtual do Educar Web. Cada aluno ou responsável terá seu login e senha de acesso e as atividades serão enviadas através dessa plataforma virtual.
Além da substituição da plataforma de ensino, a Secretaria Municipal de Educação também já proporcionou assessorias online para os professores da rede municipal e ofereceu curso de formação pedagógica.
Contudo, embora com retorno incerto, a SMEC se programa para o retorno das aulas presenciais. Por isso, já adquiriu os equipamentos necessários para garantir a segurança dos professores e alunos. Foram distribuídas máscaras para todos os servidores da Secretaria de Educação e também já foram adquiridos os tapetes sanitizantes e os termômetros infravermelhos, além de luvas, álcool gel e água sanitária.