Busca rápidaX

MANCHETES

Espaço + Inovação Unijuí recebe visita do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

12 de junho de 2024

O Espaço + Inovação Unijuí está recebendo nesta terça e quarta-feira, 11 e 12 de junho, a visita do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar a execução do termo de fomento entre o MCTI e a Fidene/Unijuí para o financiamento do Projeto de Pesquisa “A ampliação e qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. 

Nesta terça-feira, 11 de junho, os fiscais do Ministério, David Peixoto e Walter Aires da Silva, foram recepcionados pelos vice-reitores de Administração da Unijuí, professor Edson Padoin; e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio; pelo coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Clayton Avi e pela Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit).

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, apresentou a estrutura da Universidade, bem como os cursos e projetos realizados. Na sequência, foi apresentado o projeto “Ampliação e Qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”, pelo coordenador do projeto, professor Fernando Jaime González. 

À tarde, os fiscais fizeram uma visita ao Laboratório de Smart Grids, onde os professores Maurício de Campos e Paulo Sausen fizeram a apresentação do projeto “Ampliação e Qualificação do Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids)”. Na sequência, foi feita a inauguração da Estação Unijuí de carregamento de veículos elétricos. 

Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio,  a visita traz uma aproximação entre a Universidade e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “É muito importante esta vinda dos técnicos do Ministério tanto para apresentarmos para eles todos os resultados obtidos ao longo do desenvolvimento do Cidades Inteligentes, como para estabelecer as trocas, correções quando necessárias e, principalmente, pela transparência que existe em um projeto dessa magnitude. Ou seja, apresentar tudo que foi feito por parte da instituição e da mesma forma avançar para novas possibilidades e continuidade do projeto”, destacou.

O fiscal do MCTI,  David Peixoto, falou sobre a importância do Espaço + Inovação em contar com laboratórios qualificados e seu impacto na comunidade. “A gente acompanha esse projeto desde o início e acredito que ele tem sido um diferencial, que se dá também pelo empenho da Unijuí na execução dele, pois não adiantaria estar disponível o recurso sem a dedicação para atingir as metas que vocês mesmos se propuseram a executar. Então, enquanto Governo Federal, estamos muito felizes pelo projeto”. 

A visita seguiu hoje de manhã, no Espaço + Inovação Unijuí, onde foram apresentadas as metas e resultados obtidos no Laboratório de loT-1: Monitoramento; Laboratório de loT-2: Inteligência Artificial com NAO Robot; e do Laboratório de loT-3: Google Expeditions. À tarde, a atividade será no campus Ijuí, no Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, onde serão apresentados dados da Meta 06 – “Criação de um Observatório de Controle Social e Transferência de Tecnologias Sociais em Desenvolvimento de Territórios”. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unijuí