Busca rápidaX

MANCHETES

Esta é a cidade mais quente do Brasil com máximas históricas de 60° C

4 de junho de 2024

ATENÇÃO: Este artigo é patrocinado

As temperaturas nas cidades mais importantes do Brasil estão atualmente muito mais amenas graças à chegada da estação chuvosa, cortesia do fenômeno La Niña, que não deixou ninguém indiferente, ainda mais com as fortes enchentes no sul do país que deixaram um número de mortos de 158, um acontecimento trágico que mostra o perigo das alterações climáticas.

Pouco antes, há apenas algumas semanas, o Brasil enfrentou uma forte seca que veio acompanhada de sucessivas ondas de calor que atormentaram a população de diversas cidades. Porém, o Rio de Janeiro se tornou foco de uma das mais intensas de todas, atingindo temperaturas recordes na história da cidade, tornando-se a cidade mais quente do Brasil, pelo menos no ano passado. Claro que não é a primeira vez que o Rio atinge temperaturas extremas, estabelecendo o último recorde já em 2023.

O Rio de Janeiro é o lugar mais quente do Brasil?

Entre as áreas urbanas, o Rio de Janeiro é atualmente coroado como a cidade mais quente do país, apesar disso, continua sendo uma zona costeira tropical que, na maior parte do ano, não atinge temperaturas tão extremas, portanto, apesar de ser a cidade mais quente no país durante o verão, há áreas do nosso país que desde 2016 passaram de semiáridas a áridas. Grande parte da região noroeste é classificada desta forma e é uma área que vem crescendo com o passar dos anos.

Durante grande parte do ano, estas áreas áridas recebem pouca chuva e uma elevada taxa de evaporação. Árido, porém, não significa necessariamente deserto, mas estas áreas podem ser consideradas as mais quentes do país. Em qualquer caso, o clima pode variar muito ao longo do ano, e para estarmos sempre atualizados, a tecnologia nos permitiu acessar a previsão do tempo em Brasil de hoje a partir de qualquer dispositivo com internet, portanto, se você precisar viajar para uma área específica do país você pode consultar gratuitamente.

O que devo fazer para prevenir a insolação durante o verão?

A melhor recomendação durante o verão é evitar sair de casa durante as ondas de calor e ficar em um ambiente fresco, de preferência com ar condicionado, e consumir bastante água para se manter hidratado. Da mesma forma, use protetor solar caso precise sair e se expor ao sol e leve sempre consigo um recipiente térmico onde possa levar pelo menos 1 litro de água para se manter hidratado.

Alguns acharão conveniente levar sempre à mão um guarda-chuva ou guarda-sol para se protegerem dos raios escaldantes e evitarem danificar a pele. Sempre que caminhar durante o dia, procure viajar na sombra e evite ficar muito tempo ao ar livre. Se tiver que trabalhar, lembre-se de ter água suficiente e alguma forma de se refrescar periodicamente, lembre-se que sua saúde está em primeiro lugar, e as temperaturas extremas registradas podem ser muito perigosas e até fatais, principalmente em idosos e jovens crianças, bem como pessoas com problemas crônicos de saúde.