Busca rápidaX

Eugênio de Castro completa 36 anos nesta segunda-feira e projeta novas obras

29 de abril de 2024

O município de Eugênio de Castro completa, hoje, 36 anos de emancipação, com isso, é feriado. O prefeito, Jaime Zweigle, que está no segundo mandato, ressalta que 95% do retorno de impostos é oriundo do agronegócio, ou sejam, do setor primário. O restante é resultado do comércio.

Ele frisa que até o final deste ano deverá ser entregue o ginásio municipal de esportes, que está em construção. Além disso, Jaime Zweigle comenta que dia 12 de maio haverá licitação para restauração da praça da cidade e, em breve, também vai ocorrer licitação a fim de realizar a segunda etapa do caminhódromo, na área da entrada da cidade.

Outro projeto vai ser a licitação para asfaltar em torno de 400 metros da estrada na saída do perímetro urbano de Eugênio de Castro em direção a Augusto Pestana. Zweigle observa que isso já se refere à iniciativa que visa implantar pavimentação asfáltica na mencionada estrada, entre os dois municípios. Esse projeto já foi protocolado no governo estadual, a fim de receber recursos do Estado.

HISTÓRIA

Em 1920 o município de Eugênio de Castro começou a se formar com a vinda das famílias Marcondes, Ribeiro, Teixeira, Rodrigues, Cardoso, Ramos e Caré. Em 1927 foi registrada a chegada de Eugênio de Castro e familiares, que deu origem ao nome do povoado em razão dos relevantes serviços prestados à comunidade. No ano de 1930 foi inaugurada a primeira escola da localidade, e em 1934 a primeira casa comercial.

O município foi desmembrado de Santo Ângelo em 29 de Abril de 1988, através da lei estadual 8582/1988. Com uma população estimada em 2.787 habitantes, constituída por pequenas e médias propriedades rurais que produzem soja, trigo e milho, a economia do município de Eugênio de Castro é proveniente da agricultura, pecuária de corte e leiteira. A Lagoa da Mortandade é um dos principais pontos turísticos do município e da região.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura