Busca rápidaX

Ex-secretário de Habitação de Ijuí fala sobre situação de famílias do bairro Colonial

24 de junho de 2024

Na semana passada a Rádio Progresso acompanhou uma situação exposta durante a sessão do legislativo ijuiense pelo vereador Paulo Braga, sobre condições delicadas que cerca de 17 famílias enfrentam no bairro Colonial de Ijuí. Elas vivem numa área onde o acesso à energia elétrica é limitado e as ligações são feitas de forma clandestina. A água chega através duma bica d’água disponibilizada pela Prefeitura.

A nossa reportagem foi até o local acompanhar de perto a situação e ouvir os moradores, que reclamam da falta de diálogo com a Prefeitura. Segundo eles, essa é uma situação que se repete há muitos anos, mas que até agora, ninguém fez nada para os ajudar.

Nessa segunda-feira (24), recebemos no estúdio da Rádio Progresso o ex-secretário de Habitação de Ijuí, Marcelo Buss, que há alguns meses deixou o cargo. Ele é conhecedor da realidade enfrentada por essas famílias e atendeu algumas demandas relacionadas ao tema enquanto esteve frente a pasta. Segundo detalhou em entrevista, o local onde as famílias residem é classificado como Área de Preservação Permanente (APP) , ou seja, elas nunca tiveram permissão, segundo Marcelo Buss, para ocupar aquele espaço. “Esse é um problema grave herdado de outras administrações. São situações que não foram resolvidas no passado e agora chegam até nós. Eu entendo a necessidade dessas famílias, mas nós, enquanto Poder Público, não podemos permitir que dezenas de famílias ocupem um local proibido. Nós também podemos responder por isso”, afirma Marcelo.

Ao contrário do que os moradores afirmaram à nossa reportagem, o ex-secretário de Habitação disse que houve vários diálogos com as famílias, na tentativa de buscar uma alternativa. “Acontece que muitas não querem sair de lá, já investiram na construção de suas casas, já se estabeleceram no local. Eu mesmo enquanto secretário cheguei a realocar cerca de três famílias, que saíram de lá e estão no aluguel social, mas não é uma situação que a gente consiga resolver de forma imediata”, acrescenta Buss.

No entanto, o ex-secretário de Habitação garantiu que, em conjunto com a Administração, será repensada uma alternativa para auxiliar as famílias. Os moradores chegaram a propor a aquisição dum poste de luz social, e a alternativa será avaliada, segundo Buss.

Após a repercussão da matéria, o grupo de moradores do bairro Colonial foi recebido no gabinete do prefeito Andrei Cossetin na última quinta-feira (20). De acordo com uma das coordenadoras da comissão, a atual administração prometeu dedicar mais atenção ao tema e definir em conjunto com as famílias a melhor forma de resolver a situação.

Ouça abaixo a entrevista completa realizada na manhã desta segunda-feira (24): 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí