Esta terça-feira é o dia da etnia sueca na Expofest, que acontece até domingo no parque Wanderley Burmann de Ijuí. Não há cobrança de ingresso e os pavilhões dos expositores vão abrir às 14 horas. Das 14 às 17 horas, no espaço da Inova Fest, terá evento sobre educação e tecnologia, com experimentação da ralidade virtual na educação. No mesmo horário, mas na casa da Unijuí e no pavilhão da agricultura familiar, acontecerá roda de conversa sobre alimentos funcionais e compostos bioativos.
Além disso, das 14 às 22 horas, no palco das etnias e palco mundo vão ser realizadas apresentações de grupos étnicos e convidados. 18 horas, no Inova Fest, será a vez de encontro sobre empreendedorismo feminino e o autoconhecimento para o sucesso nos negócios.
No auditório do Sindicato Rural, das 19 às 22 horas desta terça-feira, haverá o painel: “Mulheres Empreendedoras”, com participação de mulheres empreendedoras de destaque do Rio Grande do Sul. No palco das etnias, 19 horas, terá o “Prêmio Destaque da Educação de Ijuí”, destinado a professores e alunos, referente às redes municipais, estaduais e privadas de ensino do município. Os pavilhões da Expofest, hoje, vão fechar às 22 horas. Ao meio-dia terá almoço na casa sueca. Nas ruas centrais do parque o estacionamento custa 20 reais.
De forma permanente, durante a feira, ocorre exposição de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, também troca de sementes crioulas, exposição de artes visuais, mostra de trabalhos e realização de oficinas das instituições de inclusão social de Ijuí, dentre outras ações.
A Medianeira Transportes Urbanos disponibiliza ônibus, do centro de Ijuí até o parque Wanderley Burmann e vice-versa, com passagem ao preço de 1 real e 75 centavos. A saída ocorre defronte à prefeitura. Hoje, os coletivos vão partir com início às 13 horas, de meia em meia hora, ou conforme fluxo de passageiros.