Busca rápidaX

MANCHETES

Instabilidade no setor de maquinários afeta metalúrgicos de fábricas em Santa Rosa e Horizontina

5 de setembro de 2024
Fábrica da John Deere em Horizontina

Negociadores da AGCO do Brasil estiveram em Santa Rosa para se reunir com dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos. Na pauta, o final das férias coletivas e o destino dos metalúrgicos que estão de retorno aos postos de trabalho.

Segundo Sávio dos Santos, presidente dos Metalúrgicos, a empresa descarta, por enquanto, novas demissões, apesar do fechamento do prazo das férias temporárias e o quadro ainda negativo para o mercado de colheitadeiras. Também não foi sinalizada a retomada da produção de colheitadeiras.

Já a fábrica da John Deere Brasil de Horizontina realizou demissões. Segundo fontes extra-oficiais, nesta semana foram demitidos entre 150 e 160 trabalhadores. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e região, foram buscadas alternativas para evitar os desligamentos, inclusive por meio de medidas como paralisação temporária de atividades, sem demissão, aprovada em março e férias coletivas. No entanto, a baixa demanda e o cenário atual de produção não permitiram que a redução no quadro de funcionários fosse evitada. Em Horizontina, a John Deere fabrica tratores.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Jornal Noroeste