Busca rápidaX


MANCHETES

Falta de chuvas volumosas começa a preocupar produtores de soja da região

2 de dezembro de 2022

A falta de chuvas volumosas já começa a preocupar produtores de soja na região de Ijuí. Em entrevista concedida à Rádio Progresso de Ijuí, o engenheiro agrônomo do escritório regional da Emater, Gilberto Bortolini, informou que 65% da área da soja já foi implantada nos 46 municípios abrangidos pela empresa, sendo que 30% desta área já teve uma chuva o que regularizou a situação de emergência uniforme.

“Temos mais 30% das áreas plantadas após as precipitações ou com pequenas chuvas e que ainda não tem a emergência uniforme. Isso nos preocupa porque até o momento a semente que está no solo ainda não se deterioraram, mas se persistir o tempo seco com baixa umidade a tendência é que algumas sementes morram no solo e impacte na diminuição da distribuição da quantidade de sementes”, destacou.

Ainda há 35% da área ser implantada após a chuva. Há um atraso considerável em relação aos anos anteriores, até porque em anos passados já haviam sido implantados 80% da soja. Entre os municípios mais críticos onde há falta de chuva o especialista destaca Ijuí, Cruz Alta, Panambi, Augusto Pestana, Jóia e Catuípe, onde houve menos precipitações. Em Cruz Alta, durante todo o mês que se passou choveu 35 milímetros.