Busca rápidaX

MANCHETES

Ferramenta de combate à infrequência escolar é tema de reunião realizada em Santo Ângelo

4 de julho de 2024

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Cristiane Della Méa Corrales, participou de uma reunião ontem (03), com promotores de Justiça da Infância e Juventude na Promotoria de Santo Ângelo, na região das Missões, com o objetivo de esclarecer o funcionamento e formato da nova versão da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente, a FICAI 4.0, e também tirar dúvidas.

Durante o encontro, Cristiane Corrales falou das inovações da FICAI 4.0, sua concepção de fluxo intersetorial e a atuação em rede. Entre as inovações, está o sistema “portas-abertas”, em que a notícia da infrequência ou abandono escolar será recepcionada pela Rede Intersetorial de Proteção, que também poderá criar a ficha, além da própria instituição de ensino.

Além disso, a nova ficha cria fluxos circulares de trabalho com maior envolvimento da rede intersetorial no enfrentamento à questão, propiciando que cada integrante da rede assuma responsabilidades e protagonismo para o acesso e a permanência de crianças e adolescentes na escola.

Cristiane Corrales destacou que “a proximidade que a reunião presencial proporciona e a possibilidade de compartilhar os projetos e ouvir dos promotores de Justiça suas experiências e desafios, com certeza, permitirá o aprimoramento da atuação, não apenas do Centro de Apoio, mas deles, em suas respectivas Promotorias”.

A reunião, organizada pela Promotoria de Justiça Regional da Educação (PREDUC) de Santo Ângelo em conjunto com o Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, teve a participação do promotor da PREDUC Santo Ângelo, Márcio Bressan, e de promotores da região. O encontro também abordou outros temas ligados à infância e juventude, como adoção e famílias acolhedoras.

Também participaram da reunião os promotores de Justiça Maria Luísa Peretti, Andressa Garcia, Renato Tirapelle, Anamaria Thomaz, Jéssica Marques, Ana Cláudia Duarte Silva, Mirian Alves de Souza, Ecléia Deuschle, Marlise Bortoluzzi, Ana Paula Mantay, Vitor Casasco de Almeida, Matheus Trindade e Paulo Vitor Braga e a servidora Thais Menegazzi.

Fonte: RPI com informações MPRS - FOTO: MPRS