Busca rápidaX


Fidene/Unijuí divulga orientações sobre medidas de proteção contra a dengue

2 de abril de 2024

Os casos de dengue têm crescido de forma alarmante em toda a região e no Estado. A doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tem se espalhado rapidamente e causado vítimas fatais. Preocupada com a saúde dos colaboradores, técnicos administrativos e estudantes, a Fidene/Unijuí divulgou uma série de informações e recomendações a respeito de medidas de proteção. 

Uma das medidas é a eliminação de possíveis locais de reprodução do mosquito. O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso é importante que todos se certifiquem de eliminar recipientes que possam acumular água, como garrafas vazias ou vasos de plantas. Outra medida de proteção que pode ser adotada é o uso de repelente, principalmente ao sair de casa, em especial nos horários da manhã ou ao anoitecer. 

Proteger a casa também é uma medida que pode ser importante. Pode-se fazer a instalação de telas em portas e janelas que impedem a entrada dos mosquitos. Manter a casa limpa e livre de acúmulo de lixo também auxilia. Além disso, cuidar da água armazenada em recipientes é imprescindível. É necessário que se mantenham sempre fechados e limpos. A troca regular da água de recipientes de animais de estimação também é essencial. 

Uma quinta medida é colaborar com as autoridades sanitárias e de saúde, uma vez que elas promovem campanhas de prevenção. Informar-se sobre ações de combate à dengue nas comunidades e seguir as orientações das autoridades de saúde locais também é importante. 

A direção da Fidene/Unijuí lembra aos professores, técnicos administrativos e estudantes que diariamente se deslocam entre municípios sede dos quatro campi (Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos), ou quaisquer outras atividades externas, que reforcem os cuidados e façam a aplicação de repelente, bem como a reaplicação, de acordo com o tempo de duração indicado no rótulo do produto.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unijuí