Busca rápidaX


MANCHETES

Forças de segurança e Expofest decidem fluxo de veículos para o evento

9 de outubro de 2024

Para o ano de 2024, a EXPOFEST IJUÍ, que vai ocorrer de amanhã, 10, até o próximo dia 20,  em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar, Polícia Civil e Agentes de Trânsito Municipais, realizou um planejamento estratégico para facilitar o fluxo de veículos nas rodovias de acesso ao Parque de Exposições Wanderley Burmann. O objetivo do planejamento é que não haja engarrafamento na BR-285, devido ao número expressivo de pessoas esperadas para a EXPOFEST IJUÍ 2024.

Para isso, foram estruturadas alterações na circulação dos veículos em torno do parque. Na frente, o estacionamento possui 1.800 vagas, e, também, nas duas laterais, terão três pontos de estacionamento, onde estarão os expositores, as etnias e a imprensa.

O acesso ao estacionamento, por ser firmado em contrato com uma empresa terceirizada, terá um custo de R$ 20,00, o acesso e a permanência diária. “Para quem não deseja realizar o pagamento do estacionamento e efetuar apenas o embarque e desembarque de passageiros, haverá um ponto a 15 metros da bilheteria”, destaca o presidente da EXPOFEST 2024, Jonas Sala.

Além disso, haverá um ponto de embarque e desembarque aos fundos do parque. Para facilitar a circulação, um dos lados desta rua terá seu estacionamento proibido, sendo possível a utilização de duas pistas, facilitando o fluxo de veículos.

“Nós estamos preocupados com todas as pessoas. Estamos preocupados com o estacionamento, com as pessoas que acessam o parque, com o transporte público, com o transporte dos táxis, com os cerca de 500 motoristas de aplicativos e com as associações também”, frisa o presidente.

Este ano, a diretoria da EXPOFEST subsidiou as passagens de ônibus, reduzindo o preço para R$ 1,75. E, também, distribuiu cerca de 30 mil ingressos para a comunidade ijuiense e de toda a região, prevendo um evento que beneficie o município na totalidade.

Para isso, Sala ressalta que o desejo de toda a equipe envolvida com o evento é de que tudo flua bem. “Tudo é estudado juntamente com as autoridades responsáveis pelo trânsito. Não existem decisões de interesse particular, pensamos em um conjunto total. Quando um evento dessa magnitude acontece todos nós somos beneficiados, estamos trabalhando para que muita gente use os aplicativos e o transporte público. Então estes planejamentos fazem parte da linha de atuação desta gestão.”

Além disso, Sala relembra que a rua lateral do parque é pública, portanto, todos têm acesso gratuito. “Os motoristas de aplicativos, famílias e outros podem realizar embarque e desembarque de passageiros a 15 metros da bilheteria, neste local não será necessário realizar o pagamento.”

O presidente da Expofest salienta que o objetivo é de que as pessoas se dirijam até o parque, pois isso vai trazer benefícios para o transporte público, para os aplicativos e para os taxistas. Na manhã de ontem, 8, em uma reunião com os responsáveis pelos motoristas de aplicativos de Ijuí, todas as informações foram discutidas para haver um esclarecimento a respeito de como funcionará o fluxo de veículos para o parque. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Expofest