No último sábado, 18, o Fórum da Agenda 21 de Ijuí realizou encontro online para discutir sobre a cidade que queremos, dentro do tema “Cidades Inteligentes”. O encontro contou com a participação de representantes das escolas municipais, secretaria municipal de Educação, Unijuí, Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), Câmara de Vereadores e pessoas da comunidade.
Inicialmente, a coordenadora do fórum, Francesca Werner Ferreira, encaminhou a aprovação da ata do encontro de junho e, a seguir, apresentou o vídeo “Cidades para Pessoas”, da jornalista Natalia Garcia, a fim de auxiliar na discussão das prioridades para o nosso município, ou seja, do que realmente tem valor em uma cidade reinventada para as pessoas.
Francesca apresentou também o diagnóstico socioambiental de Ijuí, elaborado em 2007, que impulsionou a criação do Fórum da Agenda 21. Segundo a coordenadora, houveram alguns avanços desde a construção do diagnóstico; entretanto, muitos problemas apontados persistem até hoje.
Finalizando o encontro, os participantes fizeram alguns apontamentos de problemas e soluções na área socioambiental, ligados à questão dos resíduos sólidos, da água, da construção de composteiras, da produção de alimentos, entre outros.