Busca rápidaX


MANCHETES

Frei ijuiense destaca importância do significado de Corpus Christi em solidariedade às vítimas de enchentes

30 de maio de 2024

O Dia de Corpus Christi, ou corpo de Cristo, registrado hoje pode ter uma reflexão muito vinculada com as enchentes ou consequências das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Segundo disse nesta manhã durante entrevista na RPI o frei Gilmar Azevedo, da paróquia São Geraldo de Ijuí, nesta data os cristãos católicos reconhecem, no pão e no vinho, durante a eucaristia, a presença do Cristo vivo. E isso, também lembra a última ceia de Jesus Cristo, quando partilhou o pão e o vinho com os profetas.

Como o momento é de prejuízo para muitas famílias, empresas e demais segmentos gaúchos, por conta das enxurradas, a mensagem de Corpus Christi é um chamado para a partilha, solidariedade em estender as mãos a esses necessitados. “Onde há partilha há milagre”, frisou o frei Gilmar.

Diante disso, a paróquia São Geraldo realiza campanha de recolhimento de cobertores, colchões, utensílios domésticos, alimentos não perecíveis, além de material de higiene e limpeza. Hoje à tarde, até o horário da missa de Corpus Christi, as pessoas podem levar esses produtos na matriz da São Geraldo ou, também, doar nos próximos dias na secretaria da paróquia.

Já nas igrejas matriz da Natividade e Sagrado Coração de Jesus, as celebrações ocorreram hoje pela manhã. E na paróquia Cristo Rei, do bairro Assis Brasil de Ijuí, a celebração de Corpus Christi vai acontecer, logo mais, às 15 horas. Haverá procissão nas imediações da igreja. A comunidade poderá doar alimentos. A paróquia Cristo Rei é a única de Ijuí que tem procissão. Por outro lado, não há confecções de tapetes coloridos neste Dia de Corpus Christi em Ijuí, visto o foco em atuar com arrecadação de donativos para vítimas das enchentes.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí