Na próxima quarta-feira dia 27, a partir das 12h30 no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, ocorre a instalação da Frente Parlamentar Pelo Fortalecimento da Tradição e Folclore Gaúcho e suas Entidades, proposta pelo deputado Eduardo Loureiro. No ato, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) será agraciado com a Medalha da 56º Legislatura, além da entrega de certificados de reconhecimento a Fundação Cultural Gaúcha e todas as 30 Regiões Tradicionalistas (RT’s) que compõem o MTG.
A Frente Parlamentar tem a intenção de valorizar o trabalho desenvolvido por mais de 1.700 Centros de Tradição Gaúcha (CTG’s) e outros 2.500 Departamentos de Tradição Gaúcha (DTG’s) existentes, além de associações, piquetes e grupos artísticos. “O tradicionalismo representa um dos pilares mais significativos de nossa identidade. E são as entidades que guardam a memória e promovem as ações de educação, além de serem pontos de eventos que movimentam a economia e preservam nossas raízes”, destaca Loureiro.
Já sobre a outorga da Medalha da Legislatura, o deputado lembra que o MTG atua com efetividade na valorização e divulgação da cultura, costumes e folclore gaúcho há muitos anos, por meio de suas regionais e dos CTG’s e DTG’s filiados. “Esse movimento todo foi fundamental para o sucesso do Programa Avançar Tchê, iniciativa inédita que desenvolvemos na Secretaria da Cultura que investiu mais de R$ 23 milhões para que 650 entidades tradicionalistas pudessem melhorar suas estruturas e ampliar seus eventos voltados à cultura gaúcha”, acrescenta. Além disso, é por meio de um convênio do Estado com o MTG que está sendo implementado o Programa CTG na Escola, que vai levar conhecimento e educação sobre nossa cultura regional para estudantes da rede pública e das escolas das Apae’s. As entidades pré-selecionadas por edital foram divulgadas nesta semana.