Busca rápidaX

MANCHETES

Galpão crioulo, na praça da República de Ijuí, sediará atividades durante Semana Farroupilha

13 de setembro de 2024

Hoje inicia a Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul, que vai culminar no próximo dia 20. Em Ijuí, às 18 horas de hoje, haverá abertura da programação na praça da República. Na ocasião, os CTGs e entidades tradicionalistas receberão a centelha da chama farroupilha, que está no Grupo Folclórico Fogo de Chão desde terça-feira, quando chegou de Panambi.

Após, cada entidade ijuiense parte para a respectiva sede a fim de começar as atividades. Inclusive, hoje à noite já haverá programação. Receberão a chama crioula os CTGs Laureano Medeiros, Chão Batido, Farroupilha, Velho Vargas, Querência Xucra e Avô Maragato, além do Grupo de Arte Nativa Cabo Toco, Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro, Grupo de Folclore Chaleira Preta, Piquete Pousada dos Tropeiros e o Grupo de Folclore Fogo de Chão.

O tradicionalista, Adauto Bilibio, residente em Bozano, vai receber a chama crioula, às 18 horas de hoje, na praça central ijuiense. O acendimento da chama na pira da praça da República e distribuição da centelha vai ocorrer por Darci Siede. Já a alocução cívica vai ficar a cargo de Cássio Rafael Bamberg.

Nesse ano, a chama crioula foi acesa em Alegrete, mês passado. De lá, cavalarianos da 9ª Região Tradicionalista transportaram a centelha para Panambi. No último domingo, os 22 municípios da região tradicionalista receberam a fogo que representa as tradições do Rio Grande do Sul, inclusive Ijuí.

Na praça da República de Ijuí foi construído um galpão crioulo, onde entidades tradicionalistas comercializarão alimentos e bebidas, ainda farão apresentações culturais. Das 18 horas de hoje até às 7 horas de amanhã, a guarda da chama e utilização do galpão crioulo ficarão sob responsabilidade do Grupo de Arte Nativa Cabo Toco. E a Rádio Progresso vai ter programação especial durante a Semana Farroupilha. Hoje, das 20 às 22 horas, haverá transmissão direto do Piquete Pousada dos Tropeiros, de vila Mauá.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí