Busca rápidaX


MANCHETES

Eduardo Leite pede participação efetiva do Governo Federal na coordenação de ações no RS

1 de maio de 2024

O governador Eduardo Leite afirmou, em coletiva no final da tarde desta quarta-feira (1º), que solicitou a efetiva participação do Governo Federal na liderança e coordenação das forças de salvamento, devido à ‘situação de guerra’ que o Rio Grande do Sul vive. 

“Agora pouco consegui falar com o presidente Lula e pedir justamente mais do que o apoio do Governo Federal e das Forças Armadas, mas a efetiva participação e liderança daqueles que têm treinamento para uma situação de caos e de guerra, como o que a gente está enfrentando neste momento no Rio Grande do Sul. É uma situação de guerra para esses municípios, com muita dificuldade para acessar, dificuldades com deslizamentos, estradas rompidas, com problemas climáticos que exige especial capacitação e equipamentos robustos para fazer os salvamentos e por isso tenho apelado ao Governo Federal para não apenas termos o apoio que está sendo oferecido, mas a liderança e coordenação efetiva desse processo”, salientou Leite.

O governador informou ainda que o presidente Luís Inácio Lula da Silva sinalizou que virá na manhã desta quinta-feira (2) para o Rio Grande do Sul. “É bastante importante, positivo, para ter a dimensão do que está acontecendo e colocar a atenção total e integral das Forças Armadas não apenas para dar apoio às ações do Estado, mas para participar com efetividade na coordenação desse momento”, reforçou.