Busca rápidaX


Grupo Ceriluz promove visita guiada às obras da PCH Linha Onze em Coronel Barros

30 de abril de 2024

A Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social LTDA (Ceriluz) promoveu nesta terça-feira, 30, uma visita guiada na obra da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Linha Onze, em Coronel Barros. A obra está prestes a ser finalizada e terá capacidade para gerar cerca de 23,6 Megawatts de energia, quantidade avaliada como suficiente para atender a quase toda a demanda atual da cooperativa.

A obra, considerada grande para um patamar de PCH, tem investimento de aproximadamente R$ 200 milhões. Atualmente, a casa de máquinas está em fase final de construção, indo para a metade final da obra, com previsão de conclusão em julho. Além disso, o túnel de quase três quilômetros que está sendo construído também está sendo finalizado. A obra deverá ser concluída em junho deste ano, com 2.600 metros já escavados, do total de 2.930 metros.

O túnel irá levar a água de um ponto do rio Ijuí até a casa de máquinas. Além disso, o projeto original previa aproximadamente 500 hectares de área de alague, mas após ajustes no projeto, houve a redução da área de alague para 42 hectares, preocupados com a questão ambiental.

As barragens da PCH já estão finalizadas, restando as partes finais que serão concluídas após o término do túnel e da casa de máquinas. A expectativa do Grupo Ceriluz é que a usina comece a gerar energia ainda neste ano.

A visita guiada contou com a presença de prefeitos, vices, secretários, vereadores e demais lideranças dos municípios abrangidos pela cooperativa, imprensa, cooperados da Ceriluz e integrantes da direção e equipe técnica da cooperativa.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí