Busca rápidaX

HCI busca por apoio do Legislativo ijuiense para projeto do Hospital do Câncer Infantil

23 de fevereiro de 2024

O presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí, Ricardo Adamy (MDB), foi recebido pela diretoria do Hospital e Clínicas Ijuí (HCI) na tarde da última terça-feira, 20, em reunião onde lhe foi apresentado o projeto do Hospital do Câncer Infantil.

“Buscamos apoiadores em boa parte da região e queremos, obviamente, Ijuí do nosso lado para fazer a saúde melhorar. Estamos apostando as fichas nos nossos vereadores, que representam a nossa comunidade, crentes de que entenderão a importância desse projeto para toda a região”, destacou o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri.

Adamy, por sua vez, elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela diretoria do HCI e comunicou a vinda do vice-governador Gabriel Souza no dia 2 de março à Ijuí, quando mediará uma visita ao HCI para que conheça o projeto. “Parabenizo pela ideia de trazer o Hospital do Câncer Infantil à Ijuí, que é um polo de saúde, e ainda reativar a UTI Pediátrica, que tanto a comunidade clama. Apresentarei o projeto aos vereadores e sugiro uma moção de apoio por parte do Legislativo. Quanto ao vice-governador, pedirei que priorize o hospital nessa visita ao município”.

O projeto foi apresentado durante o encontro pelo diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca, que explicou que o próximo passo é uma reunião com a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergman, já agendada para o dia 6 de março, quando a diretoria deverá dar mais um importante passo na busca pelo credenciamento do novo serviço. “É importante frisar que nós fomos ouvir a região e, para surpresa, foi unanimidade o apoio à construção do novo hospital por parte de toda a comunidade e lideranças políticas, independentemente de partido. Isso serve como motivação para que continuemos na luta por uma saúde cada vez melhor”, destacou Allan.

O projeto do Hospital do Câncer Infantil prevê a construção de um prédio de aproximadamente 2.700m² de área construída anexa ao Cacon, com 5 pavimentos. Serão 20 leitos de internação para crianças e adolescentes de zero a 18 anos, dez leitos de UTI Pediátrica, uma unidade de infusão para quimioterapia, ambulatório multiprofissional, espaço terapêutico e de apoio aos familiares. O orçamento está estimado em R$30 milhões para construção da área física e parque tecnológico.

Também participaram da reunião o vice-presidente do HCI, Marco Sagave; a diretora voluntária, Liane Ghisleni Copetti; o 1º tesoureiro, Carlos Alberto Scapini; o 2º tesoureiro, Evaldir Walker; os conselheiros fiscais, Jorge Braz e Vito Cembranel. Ainda, o diretor-geral do HCI, Jeferson Machado Pereira; a diretora administrativa, Dorkas Piccinin, o diretor de Serviços e Operações, Rui Protti; a gerente de Serviços, Rosani Staudt; o gerente de Controladoria, Artur Rosanovitz, e a gestora do Cacon, Juliana Nicoletti.

Fonte: RPI