Em um sábado pela manhã, o ijuiense Ronaldo Soares, de 56 anos, sentiu os primeiros sintomas do que aparentava não ser apenas uma crise de hipertensão, diagnóstico que recebeu há mais de 20 anos e que controlava com medicamentos. Com fortes dores no peito, dormência nos lábios, sensação de sufocamento e inquietação, ele foi encaminhado para um serviço de emergência médica, onde passou por uma série de exames, que indicaram uma suspeita de infarto e necessidade de cateterismo cardíaco de urgência.
Soares teve sua transferência imediata para o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), que é referência em atendimentos cardiológicos de alta complexidade para a macrorregião. “Fui atendido com muita agilidade, o que foi essencial para salvar minha vida”, relembra.
Após o cateterismo, exame diagnóstico invasivo que identifica as lesões de obstrução das artérias, Soares passou por uma angioplastia coronariana, com o implante de três stents. “Essa terapia com implante de stents, que são tubos metálicos utilizados para desfazer os graus de obstrução, restabelece a passagem normal do sangue”, explica o médico cardiologista, coordenador do serviço de Hemodinâmica do HCI, Leonardo Zanatta.
Os dois procedimentos foram realizados com sucesso e, três meses depois, Soares descreve as mudanças na sua rotina. “Houve muitas modificações, principalmente no que se refere à qualidade de vida. Quero cada vez dedicar mais tempo a caminhadas, passeios e a minha família. Sou muito grato ao HCI pelo atendimento de excelência. É um orgulho saber que em nossa cidade temos esse recurso”, destaca.
Novo equipamento aumentará capacidade de atendimento
O setor de Cardiologia do HCI realizou mais de 27 mil atendimentos em 2023, entre SUS, convênios e particulares. Quase 7.000 foram em hemodinâmica. “Temos um serviço completo, que dá condições de realizar todos os procedimentos necessários aos pacientes. Em um futuro próximo, teremos um novo angiógrafo, que chega para trazer mais qualidade e duplicar a nossa capacidade de atendimentos, sejam eles diagnósticos ou terapêuticos”, salienta Zanatta.
A linha cardiológica do Hospital de Clínicas Ijuí abrange atendimento clínico/ambulatorial e hemodinâmica, com equipe de médicos cardiologistas especializados em cardiologia clínica, pediátrica, intervencionista, intensiva, eletrofisiologia, cirurgias cardiovasculares, vasculares e endovasculares.