Muita emoção marcou a formatura da 10ª turma da Residência Médica do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). O ato solene ocorreu no auditório da Instituição e contou com a presença do presidente, Douglas Uggeri, do diretor-geral, Jeferson Pereira, do presidente da Sepam, Armindo Pydd, dos preceptores dos programas da Residência Médica, e familiares dos novos médicos especialistas em Cirurgia Básica e Geral, Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Durante sua fala, Pydd lembrou que o período de residência da 10ª turma coincidiu com o início da pandemia de covid-19 – que ainda não encerrou. “Vocês vivenciaram o que é nossa profissão e seus desafios, em um Hospital que realiza 80% dos atendimentos pelo SUS. Estiveram na linha de frente no combate a uma doença que ninguém sabia, e ainda não sabe com certeza, como tratar. Existem métodos para aliviar, mas ainda não temos a cura”, disse.
Uggeri agradeceu aos residentes pela escolha do HCI, enaltecendo também o trabalho do Corpo Clínico e de todos os profissionais do Hospital, que juntos garantem também o sucesso da Residência Médica, referência no Estado e pioneira na região, com mais de uma década de atividades, contribuindo ativamente na concretização do curso de Medicina na Unijuí. “Toda a estrutura hospitalar e de ensino fica disponível ao médico residente, que recebe uma formação médica de excelência, com o foco centrado no paciente, e a possibilidade de acompanhar de perto procedimentos de alta complexidade, com preceptores médicos renomados, que priorizam as melhores práticas médicas.”
O Programa de Residência do HCI é credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica desde 2010, e desde então, já formou mais de 80 médicos, contando com os recentes graduados. Ao todo, são oito especialidades de Residência Médica oferecidas na Instituição.
Pelo programa de Clínica Médica, formaram-se Helena Balbé, Márcio Montecielo, Paula Birk, Vinicius da Silva e Yasmine Medeiros; em Cirurgia Básica, Bruna Zanchetta e Guilherme Martins; em Cirurgia Geral, Janaína Lenhardt e Tassiara Szareski; em Psiquiatria, Ana Cláudia Leichtweis; em Ginecologia/Obstetrícia, Paola Callegaro Dalla Corte; em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Narjara Berlt e Pedro Henrique Fensterseifer.
Durante os dois ou três anos de formação, de acordo com a especialidade médica, os residentes contam com a estrutura completa do HCI, aulas teóricas, acesso à internet e biblioteca virtual, alojamento e alimentação. Eles passam por treinamentos em serviço, têm contato direto com pacientes e são supervisionados por médicos experientes credenciados pela Coreme.