Busca rápidaX


Homenagens, emoção e muita arte e cultura marcaram o 15º Pesqueiro da Canção em Ijuí

4 de abril de 2022

Nascido em 2008 com o propósito de fazer cultura e amizade e ser um laboratório de música e poesia, o festival Pesqueiro da Canção passou por sua 15ª edição de quinta, 31 de março, ao domingo 03 de abril. Após dois anos de pausa em decorrência da pandemia, “a saudade era tanta”, de acordo com o coordenador geral Vanderlei Juswiak, que desde a terça-feira passada os participantes já começavam a se encontrar. O pesqueiro é promovido anualmente pelo Grupo de Arte e Cultura Nativa Amigos do Rio Ijuí, na sede campestre da Associação dos Funcionários Municiáis de Ijuí. 

Subiram ao palco mais de 20 atrações na primeira noite oficial de programação, seguidos da sexta e sábado com poetas e musicistas. Mais de 80 obras musicais e sete poesias inéditas foram apresentadas ao público. Argentina, Chile, Brasília, Curitiba, Uruguaiana, Santa Maria, Lajeado, Ajuricaba e muitos outras cidades tiveram representantes participando desta edição.

“Além de festiva, nossa programação foi muito cultural, tivemos a presença desde jovens e crianças subindo ao palco, até pessoas bem idosas, com muita emoção. Uma procissão costeira na barranca do Rio Ijuí marcou muito essa edição, onde cada um trouxe em memória um familiar ou amigo levado pela covid-19, quando cada um jogou uma flor no rio representando o espírito desses que nos deixaram”, contou Juswiak.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí