Busca rápidaX


MANCHETES

Hospital Bom Pastor de Ijuí fará transplantes de córnea e procedimentos de alta complexidade

7 de junho de 2023

O Hospital Bom Pastor, de Ijuí, foi habilitado pelo Ministério da Saúde e se prepara para realizar procedimentos de alta complexidade na área de oftalmologia, como transplante de córneas e vitrectomia – que abrange a parte interna posterior do globo ocular e o fundo do olho.

O anúncio foi feito em reunião da secretária Arita Bergmann com o presidente do Hospital Bom Pastor de Ijuí, Nilo Rubem Leal da Silva. Segundo ele, a instituição já está preparada para atender à demanda. “Temos profissionais qualificados e equipamentos de primeiro mundo, que estão prontos para iniciar os atendimentos”, reforçou. A proposta será examinada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que pactua as referências no Estado.

“Nosso entendimento na SES é de descentralizar os serviços, oferecendo atendimento mais próximo da população”, destacou a secretária Arita Bergmann, que orientou as equipes do Estado a, dentro da capacidade técnica do Hospital Bom Pastor, avaliar as possibilidades de municípios e regiões a serem referenciadas.

Desde 2021, a instituição já oferece toda a linha de cuidados oftalmológicos para pacientes da região, incluindo consultas, exames e cirurgias de média complexidade.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde/RS