Hospitais de Ijuí e região são beneficiados com abertura de novos leitos para receber pacientes de regiões onde os hospitais foram atingidos pelas enchentes do mês passado. Em Ijuí, o Hospital Bom Pastor recebe recursos financeiros do Ministério da Saúde para abrir 14 novos leitos clínicos.
Também destinadas cinco vagas para o hospital de Caibaté, 10 para hospital de Chapada, cinco para hospital de Caridade de Crissiumal, outras cinco para hospital de Não Me Toque, quatro leitos para o hospital de Panambi, cinco na casa de saúde de Porto Lucena, além de sete leitos ao hospital de Porto Xavier, cinco para hospital de Rodeio Bonito, 10 no hospital de Ronda Alta, também 10 ao hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, seis para o hospital de Seberi, seis no hospital de São Borja e 10 novos leitos ao hospital de Tenente Portela.
O diretor adjunto do Hospital Bom Pastor de Ijuí, enfermeiro Alexandre de Moura, ressalta que além de dar suporte aos municípios atingidos pelas enxurradas, os 14 novos leitos ficam disponíveis também para pacientes com problemas respiratórios, no inverno deste ano. O contrato é por seis meses, ou seja, período em que o governo federal repassará dinheiro a fim de custear as internações.
O Bom Pastor já conta com outros 14 leitos clínicos, que servem de retaguarda para pessoas encaminhadas pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Ijuí – e através da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde. Portanto, agora passa para 28 leitos. Esses novos 14 leitos são os mesmos ofertados durante a pandemia Covid, para atender pacientes que tiveram a mencionada doença.