Começa amanhã (20) em Ijuí a primeira semana de justiça restaurativa do município. Do dia 20 ao dia 24 uma extensa programação será promovida com o objetivo de divulgar o tema. Amanhã às 16h, no salão Farroupilha, prédio da prefeitura de Ijuí acontece o lançamento do evento, com entrada gratuita.
Dia 21 está programada a “Onda restaurativa” com círculos de construção de paz em entidades privadas e públicas. No dia 22 está prevista a palestra “A justiça restaurativa no cotidiano da sociedade e no âmbito da justiça: possibilidades e desafios”. Será no auditório da escola Soares de Barros às 19h. Os palestrantes são Dra Fernanda Carvalho, promotora de justiça e Dra Cristina Albuquerque, juíza federal. A programação segue dia 23 com oficinas de comunicação não violenta, dia 24 com visita à escola Deolinda Barufaldi e encontro de facilitadores à noite.
A assistente social, coordenadora operacional do Conselho Municipal de Justiça Restaurativa de Ijuí, Cristiane Barasuol, falou à RPI e afirmou que o objetivo do evento é promover a cultura de resolver conflitos com diálogo, independente do segmento da sociedade. Ela reiterou que a aproximação com as escolas é para que as crianças e os adolescentes levem a prática dos círculos de paz e da comunicação não violenta para suas casas e, a longo prazo, isso se torne rotina.