Na próxima segunda-feira, 05, a Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha – Ciep, do bairro Mundstock, vai sediar a capacitação para profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Mais de 35 profissionais dos municípios das áreas de abrangência da 17ª Coordenadoria e 9ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS’s) devem participar.
De acordo com o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), enfermeiro Edegar Moi, no ano passado foram escolhidos 11 municípios do Estado para sediar as oficinas, e Ijuí foi um dos escolhidos.
No total serão 200 horas de capacitação, destas, 120 serão de atividades teóricas e 80 de atividades práticas, sendo assim, a capacitação se estende até maio de 2019. As aulas devem acontecer duas vezes na semana, com recesso já previso para a metade de dezembro até o mês de março.
A descentralização do programa de capacitação, segundo o coordenador da RUE, entra como nova norma e tem o objetivo de qualificar o serviço e dar expansão em todos municípios. “O Município de Ijuí assumiu o compromisso de ser a sede deste curso, já que é o único local com equipe de suporte avançado das duas coordenadorias de saúde”, explica Edgar.
A gestão do curso fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, sob a responsabilidade do próprio coordenador/RT do serviço, com auxílio da equipe que já fez o curso anteriormente.