Foi instalado e inaugurado nesta quarta-feira (26), no prédio da Delegacia de Ibirubá, o Núcleo de Mediação de Conflitos da Polícia Civil, que atuará tanto em Ibirubá como em Quinze de Novembro.
A cerimônia contou com a presença dos Prefeitos dos respectivos municípios e dos Presidentes das Câmaras de Vereadores. Representando a Chefia da Polícia Civil esteve presente a Delegada de Polícia e Diretora da Divisão de Relações Institucionais, Débora Dias, bem como a Delegada de Polícia Regional Caroline Bamberg Machado e a Delegada que coordenará este Núcleo, Diná Rosa Aroldi, além de outras autoridades civis, militares e representantes de instituições, organizações e entidades de classe.
O Projeto Mediar foi transformado em programa da Polícia Civil através de Portaria, em 2014, visando expandir para todo o Estado os princípios da Justiça Restaurativa, com pretensão de consolidar o uso da mediação na esfera policial. Esta técnica nada mais é que a aplicação de mecanismos de autocomposição pacífica dos conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se assim uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso.