Em 2025 são celebrados os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cujo marco será o dia 20 de maio, pois, em 1875, chegaram a Nova Milano, atual distrito de Farroupilha, os primeiros imigrantes italianos. Uma celebração em que todo estado está envolvida. Inclusive o governo do estado lançou neste mês um calendário de celebrações alusivas a data.
Os festejos que marcam o sesquicentenário da chegada dos primeiros imigrantes italianos em solo gaúcho e que têm como slogan “Nossa história é feita de futuros” foram apresentados oficialmente no último dia 16 em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, durante a cerimônia que também inaugurou a Rota Pipa 2025, maior exposição de arte ao ar livre da Serra Gaúcha, e tem o apoio do governo do Estado.
Recentemente a reportagem da Rádio Progresso conversou com o vice-presidente administrativo do Centro Cultural Italiano de Ijuí, Altamir Antonini, que relembrou um pouco da trajetória dos imigrantes até a chegada ao Rio Grande do Sul, bem como os desafios encontrados ao chegar aqui. Durante a entrevista, Altamir Antonini destacou a programação que o Centro Cultural Italiano de Ijuí está organizando para celebrar a data no mês de maio.
Ouça abaixo: