Depois de cinco dias de intensa programação, chegou ao fim nesta sexta-feira, 28 de outubro, o Salão do Conhecimento 2022 da Unijuí. Voltado à divulgação da produção em pesquisa e extensão, o evento permitiu a socialização de experiências e a reflexão sobre atividades desenvolvidas na Universidade e em outras instituições.
O Salão do Conhecimento aconteceu de forma híbrida, integrando os quatro campi da Unijuí – Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi – e com diversos eventos realizados em paralelo: XXVII Jornada de Pesquisa, XXIII Jornada de Extensão,XXX Seminário de Iniciação Científica, XII Seminário de Inovação e Tecnologia, II Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais Unijuí e Seminário de Práticas Pedagógicas. Além deles, foram realizadas palestras, workshops, rodas de conversas, simpósios e oficinas, de forma presencial ou virtual.
“Tivemos mais de 1500 pessoas participando do evento nesta semana e mais de 600 trabalhos sendo apresentados. O Salão tem o potencial de gerar um importante espaço para a discussão de assuntos que nem sempre estão presentes no dia a dia, entre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes áreas, além de permitir o contato com convidados de fora. É um evento desafiador, mas que nos deixa felizes ao colocar em evidência o que é produzido aqui, na Universidade”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.
Há alguns anos, o tema do Salão do Conhecimento converge com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano é o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. E pelo terceiro ano consecutivo, o Salão tematizou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando os participantes a socializar os resultados das suas pesquisas e trabalhos com foco nos ODS.
“Desde 2019, a Unijuí vem desenvolvendo um conjunto de discussões e ações voltadas aos ODS e à Agenda 2030. E na apresentação dos trabalhos do Salão, nós realizamos um alinhamento. Os participantes mostraram como suas pesquisas têm potencial para impactar as metas estabelecidas pelos ODS. O mais interessante é que diferentes áreas convergem num mesmo propósito. No caso do Objetivo 3, Saúde e Bem-estar, não temos apenas trabalhos da área da saúde. Temos da área de direito, de tecnologia, de participantes que têm a saúde como preocupação central”, explicou o vice-reitor, destacando que o Salão contou com apresentações bastante interessantes e com muita interação entre os participantes – algo que foi intensificado com a apresentação sendo realizada de forma remota.
Cursos promoveram atividades nesta sexta-feira
Fechando a programação do Salão do Conhecimento, nesta sexta-feira, diversas atividades foram organizadas pelos cursos de graduação. Começando pelo debate online, realizado pelos cursos de Gastronomia e Nutrição pela manhã, com o tema “Veganismo e Vegetarianismo: cases de sucesso”.
À tarde, foi realizado um tira-dúvidas sobre a plataforma de idiomas Altíssia, no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, e uma oficina sobre a tramitação de projetos na Plataforma Brasil.
A maioria das atividades ficou concentrada no turno da noite. No campus Ijuí, foi realizada a Noite de Jogos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software; palestra do curso de Pedagogia com o tema “Espaço, tempo e materiais”; workshop do curso de Administração, com a temática “Administrando seu melhor negócio”; Gincana da Engenharia Civil; e workshop do curso de Estética e Cosmética, com a temática “Quero abrir minha clínica, e agora? Do básico às inovações”.
Também foram realizados o Seminário de Perícia Contábil, pelo curso de Ciências Contábeis; atividade sobre “Aplicação da eletrônica de potência em veículos elétricos”, pelo curso de Engenharia Elétrica; palestra sobre “Ética profissional no exercício do Direito”, a cargo do curso de Direito; palestra sobre “Nascentes de água pertencentes à bacia hidrográfica do rio Ijuí em área agrícola”, pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária; Aula Aberta sobre Clarice Lispector, promovida pelo curso de Letras; palestra sobre Tecnologias Vestíveis, realizada pelos cursos da Saúde; debate sobre “Operações em combustíveis”, pelo curso de Engenharia Química; discussão sobre “Monitoração eletrônica de pessoas como alternativa ao superencarceramento no Estado”, através do PPG em Direito; bate-papo do curso de Design, com troca de experiências com Leo Becker; e compartilhamento de vivências após a graduação: mestrado e gestão de escritório de Arquitetura, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo.
No campus Panambi, foi realizado o workshop “Administrando seu melhor negócio”, pelo curso de Administração; e palestra sobre “Agronegócio: desenhando o futuro pós-colheita”, pelos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. No campus Santa Rosa, foi realizado um bate-papo sobre “A experiência de psicólogos na escuta de idosos”, pelo curso de Psicologia; e a palestra “Ética profissional no exercício do Direito”, pelo curso de Direito. Já no campus Três Passos, foi realizada a palestra com a mesma temática pelo curso de Direito. Ao final do Salão do Conhecimento, ocorreram atividades de integração nos quatro campi.