Busca rápidaX

Mais de 400 quilos de fios e canos de cobre e de outros materiais são apreendidos em Ijuí

7 de junho de 2023

A Delegacia de Polícia (DP) de Ijuí, com o apoio da Brigada Militar, da Patrulha Ambiental da BM (BABM) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) deflagraram na manhã desta quarta-feira, 07, a Operação Delictum – Fase 1.

O objetivo da ação foi combater o crime de receptação de fios e canos de cobre, hidrômetros e outros objetos de redes elétricas e hidráulicos provenientes de furtos ou roubos.

Na operação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, além de serem fiscalizados 12 locais que atuam com reciclagem, sucatas, ferros velhos e estabelecimentos similares. Na ação, foram apreendidos 91,6 quilos de fios, cabos e canos de cobre e alumínio, além de outros 416,7 quilos de fios e cabos diversos.

Ainda, foram apreendidos diversos objetos como furadeiras, parafusadeiras, esmerilhadeiras, motosserras e outros sem comprovação de origem. Além disso, foram apreendidos 50g de maconha, uma balança de precisão e dinheiro; um revólver calibre 32, sem registro, e munições. Na ação um homem de 30 anos foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e responderá com as medidas cabíveis. Também, os locais receberam autuações e medidas administrativas conforme as legislações.

A Polícia Civil salienta sobre a necessidade dos comerciantes e proprietários desses locais de manterem comprovação da procedência dos materiais adquiridos e/ou armazenados, com controles e organização, evitando-se, dessa forma, a comercialização e receptação de objetos ou bens oriundos de crimes patrimoniais, o que alimenta toda a cadeia criminosa envolvendo esses delitos”, reforça a PC no comunicado enviado à imprensa.

Operações dessa natureza deverão se repetir e visam combater as ocorrências de crimes patrimoniais, bem como a responsabilização dos compradores dos materiais sem procedência. Participaram das diligências 25 Policiais Civis; sete Policiais Militares do 29º BPM, um Policial Militar Ambiental, três servidores da SMMA e utilizadas 12 viaturas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e PC