Busca rápidaX

Mandantes de homicídio no Burtet são identificados em operação

8 de abril de 2022

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com o apoio de todas as Delegacias de Polícia da 26ª Região Policial (Ijuí, Catuípe, Ajuricaba, Augusto Pestana e Jóia), contando também com a participação da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), deflagrou, no dia de hoje, a Operação Conexão – fase 3.
A operação buscou combater a onda de homicídios ocorridos no Município de Ijuí, com ligação ao tráfico de drogas e facções criminosas.

Os líderes da facção Os Manos em Ijuí, com alcunhas de Kiko e Mata Rindo foram transferidos da Penitenciária Modulada de Montenegro para a (PASC). Léo Sheik, que estava recolhido na Modulada de Ijuí foi transferido para a penitenciária de Santa Maria. Ele é investigado por ser o mandante do homicídio de Jorge Gonçalves Cunha Júnior, de 34 anos. Um outro mandante, de alcunha Mano, que está preso em Montenegro, também responde pelo crime. O crime ocorreu em 9 de março deste ano, quando a vítima foi alvejada por tiros entre os bairros São Paulo e Burtet.

No dia de hoje, ao total, seis homens foram presos pela Polícia Civil (quatro preventivamente por participação no homicídio e dois em flagrante por tráfico de drogas), bem como foram cumpridos três mandados de busca e apreensão (bairro Osvaldo Aranha e Linha 4 leste). Três dos indivíduos com prisão preventiva decretada já estavam presos por outras razões, sendo que dois deles teriam sido os mandantes de morte em Ijuí e um deles o executor.

A SUSEPE, por sua vez, realizou buscas em celas nas Penitenciárias Moduladas de Ijuí e de Montenegro (com apreensão de diversos aparelhos celulares e armas brancas artesanais), bem como a transferência dos presos para outros estabelecimentos prisionais (dois supostos líderes de facção para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e outros dois para o Presídio Estadual de Santa Maria). Ainda, policial penal daquela da instituição, lotado em Santa Rosa, prestou apoio nos trabalhos de buscas da Polícia Civil com cães farejadores.

A operação contou com a participação de 28 policiais civis (nos cumprimentos dos mandados de busca e das prisões) e 31 policiais penais (na transferência de presos, buscas em celas e apoio com cães farejadores).