Busca rápidaX


MANCHETES

Marcha dos Prefeitos a Brasília inicia nesta segunda-feira, 20

19 de maio de 2024
Evento deverá contar com a presença das lideranças dos três poderes de República (Fotos: Adriano Dal Chiavon/Rádio Progresso de Ijuí)

Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), inicia nesta segunda-feira, 20, a 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, também conhecida como Marcha dos Prefeitos.

A Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam) terá representação com o seu presidente e prefeito de Nova Ramada, Marcus Jair Bandeira, e do prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, que também representará a Região Turística Rota das Águas, Culturas e Sabores.

Entre as pautas a serem abordadas, estará busca de auxílio aos municípios gaúchos afetados e demandas regionais. Inclusive, o tema dos desastres ambientais se tornará um ponto importante de discussão entre os milhares de prefeitos, vices e lideranças municipais que se farão presentes na Capital Federal.

Além deste tema, importante para o Rio Grande do Sul, em especial, outras temáticas importantes também serão abordadas, como a Reforma Tributária, a redistribuição dos royalties de petróleo e demais assuntos.

No evento, também haverá espaço para a capacitação de gestores públicos, com as arenas técnicas, na programação paralela. As apresentações serão no piso técnico com cerca de 50 temas sendo debatidos em 7 salas técnicas.

Com pautas prioritárias para os Municípios, a Marcha também será um espaço para a discussão e busca pela aprovação de matérias em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que ajudam a aperfeiçoar o pacto federativo.

Além da presença dos prefeitos em Brasília que aproveitarão para visitar gabinetes em busca de recursos aos municípios. A Rádio Progresso de Ijuí está na Capital Federal e trará durante toda a semana informações direto do evento que mobiliza os municípios de todo o país.

Nesta segunda-feira, o evento inicia às 10h com credenciamento e espaço do patrocinador. Já pela parte da tarde, haverá as primeiras arenas temáticas, focadas nas áreas de assistência social, financiamento do SUS e da educação, reforma tributária, panorama das obras federais paralisadas e encerramento de mandato. Todas iniciando à 14h.

Também será feita a reunião da Diretoria e Conselho Político Ampliado, com definição das temáticas que serão foco desta edição da marcha. São mais de sete mil inscritos para participar do evento. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí