Melhorar estruturado financeiramente, clube catalão quer reforçar elenco para voltar a brigar por títulos
O Barcelona começou a temporada sem Messi e vivendo uma crise técnica. Jogadores frustrados, torcida enraivecida e pouco desempenho futebolístico. Após a eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões, a demissão de Ronald Koeman e a chegada de Xavi, no entanto, o clube melhorou e já figura entre os candidatos à títulos nas Melhores Casas de Apostas com App.
Em terceiro na Liga Espanhola e vivo na Liga Europa, o Barcelona quer surpreender seus rivais com um título em uma temporada cuja a expectativa por bons resultados era praticamente zero. Com a chegada de Xavi, ídolo do clube, mudou a equipe de rota. Agora, a diretoria do Barcelona já prepara um novo elenco para a próxima temporada. E novas estrelas podem chegar. É cogitado, inclusive, um retorno de Messi ao Camp Nou.
O argentino não vive boa fase no Paris Saint Germain e está com futuro sendo questionado no clube francês. Joan Laporta deu uma longa entrevista à rádio RC1 falando sobre o atleta. E, ao que parece, o retorno de Messi não será algo fácil de acontecer.
“A relação [com Messi] é menos fluida do que antes. Não há contato pessoal porque ele está em Paris. Lembro-me dele com carinho. Para mim não foi uma época fácil e eu gostava que as coisas fossem diferentes, mas não poderíamos colocar a instituição em risco por causa de um jogador. E fizemos o que tinha que ser feito.”
Questionado sobre um possível retorno do atleta, Laporta foi sincero. “Não recebi nenhuma mensagem de Messi para voltar ao Barça. Nem de seus representantes. E não estamos considerando isso neste momento. Estamos construindo um novo time com jogadores experientes. Mas Leo é Leo, ele é o melhor jogador no mundo e eu não diria que seria um retrocesso… Messi merece respeito como jogador e como pessoa”.
Se Messi está distante, outros jogadores estão mais próximos. Na mesma entrevista, Laporta falou sobre a possível chegada de Mbappe, a maior estrela do PSG no momento, superando Messi e Neymar, e o atacante Haaland, do Borussia Dortmund. O dirigente afirma que seria bom contar com esses atletas, mas eles precisam manifestar esse desejo.
“Eles teriam que expressar o desejo de vir para o Barça. Se eles não tiverem, então será difícil. Hoje, eles não transmitiram esse desejo. Então, ou eles se adaptam às condições, ou eu vejo isso muito longe. Mas esses jogadores interessam, sempre.”
Outros nomes também interessam, com menos ou mais força. Há alguns jogadores mais difíceis, como Lewandowski, do Bayern de Munique, e Salah, do Liverpool. Mas há outros que parecem estar negociados para a próxima temporada, como o meia português João Félix, do Atlético de Madrid, considerado uma das principais revelações do futebol mundial nos últimos anos.
“Gosto muito de João Félix e o agente dele sabe disso. E espero que os fãs não fiquem zangados. E sim, tentaremos na janela de transferências do verão”, afirmou o dirigente, ressaltando que já tem contrato assinado com dois jogadores, sem revelar nomes específicos. Ao que tudo indica, pelos reforços especulados, o futuro do Barcelona indica que o clube voltará a vencer.