Busca rápidaX

MANCHETES

Meteorologista alerta Ijuí e região sobre perigos para temporais a partir de amanhã, 01

30 de abril de 2024

Todo o Rio Grande do Sul está em estado de alerta em razão da previsão de fortes chuvas, ventos e granizo. A meteorologista da RPI, Camila Cardosos, frisa que para Ijuí e microrregião a atenção maior fica para o período entre amanhã e sexta-feira, quando nuvens propícias a essas situações deverão se deslocar para a região. A tendência é que chova bastante, especialmente sexta-feira e sábado. Os acumulados poderão chegar a cerca de 200 milímetros.

Camila observa que o calor e um canal de umidade da Amazônia resultam na instabilidade climática registrada no Estado, por exemplo, com estragos em Júlio de Castilhos e Tupanciretã. Frisou que essas nuvens, quando começam a se ativar, trazem condições rápidas de temporal, por isso o cuidado na região de Ijuí.

Ontem, meteorologistas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram reunião, quando foi estipulado que até por volta do dia 15 de maio Ijuí e microrregião seguirão com temperaturas altas para o período. A tendência é que o frio mais rigoroso inicie na segunda quinzena do próximo mês. No momento, o ideal seria temperaturas ao redor de 15 graus ao amanhecer, mas está na casa de 20 graus. Com isso, o frio vai chegar em período mais tardio e chuvas mais intensas deverão acontecer em maio, mas também junho e julho.

Região central

Um forte temporal atingiu Júlio de Castilhos e Tupanciretã por volta das 2 horas e 30 minutos da madrugada de hoje. Em Júlio de Castilhos, dados do momento apontam que houve destelhamentos de aproximadamente 50 residências, além de alagamento em várias imóveis.

Um silo de uma cerealista desbabou com a força do vento. Materiais do local foram arrastados por cerca de 100 metros e bloqueou totalmente a BR 158, mas o trânsito foi liberado ainda durante a madrugada. Prédios de outras empresas também sofreram avarias. Ainda ocorreu queda de postes e árvores, o que deixou boa parte da cidade sem luz.

A estrada entre os municípios de Júlio de Castilhos e Pinhal Grande está totalmente interditada, próxima à Camnpal, vistos postes caídos. As aulas nas escolas municipais foram suspensas, hoje, em Júlio de Castilhos. As equipes das secretarias municipais atendem os moradores de Júlio de Castilhos, juntamente com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil recebe muitos pedidos de ajuda nesta manhã. Algumas pessoas estão abrigadas no ginásio de esportes, em razão de problemas das residências. Moradores que tenham solicitações de materiais e informações devem entrar em contato com os bombeiros, pelo número 9 8411-0634, Defesa Civil, através do fone 9 9927-9170, ou comparecer no ginásio Mário Villamil de Vargas.

No município de Tupanciretã, os bombeiros voluntários receberam cerca de 12 chamadas, visto problemas causados pelo temporal desta madrugada. Ocorreu, principalmente, alagamento de residências em áreas de baixada, por entupimento de bueiros e transbordamento de riachos. Na entrada da cidade, ao lado do monumento da Nossa Senhora, o muro que sustentava o painel histórico ruiu, e o solo e as pedras caíram na pista de rolagem. O município de Sobradinho, da mesma forma, constata prejuízos. Ocorreu alagamentos de ruas e imóveis, dentre outros estragos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí