Busca rápidaX


MANCHETES

Ministro da Saúde visita Cruz Alta e recebe pedidos para ajudar Hospital São Vicente de Paulo

25 de julho de 2022

O ministro de Estado da Saúde, Marcelo Queiroga, cumpriu na tarde de sábado (23), roteiro institucional no município de Cruz Alta, para palestrar sobre os ‘‘Desafios Pós Pandemia’’, assim conhecer a estrutura física dos Hospitais São Vicente de Paulo e Santa Lúcia.  As duas instituições de saúde são responsáveis pelo atendimento e assistência à população de Cruz Alta e região. 

Marcelo Queiroga foi recepcionado pela prefeita municipal, Paula Rubin Facco Librelotto; pelo vice-prefeito, Luciano Ardenghi e por demais autoridades locais e regionais. Essa é a primeira vez na história, que um Ministro da Saúde cumpre agenda no município. 

Queiroga iniciou o roteiro institucional visitando o Hospital São Vicente de Paulo (HSVPCA), instituição de saúde referência no atendimento de alta e média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na instituição, o Ministro da Saúde foi recepcionado pelo diretor do HSVP, Marco Aurélio Miranda Dreher, pelo diretor técnico da UTI, Dr. Paulo Viecili; pela diretora técnica, Dra. Jibse Marchioro e pela assistente social, Fátima Bronzatti. 

O ministro percorreu as unidades do HSVPCA, como a Unidade de Terapia Renal e o Ambulatório de Especialidades Médicas, construído por meio de doações através da Movimento Abrace o São Vicente. Marcelo Queiroga também conheceu a nova ala de UTI Geral – Tipo II, que irá permitir o incremento de dez novos leitos de terapia intensiva, fazendo com que a instituição passe a ter 20 leitos de UTI Adulto. 

Durante a visita, a prefeita entregou ao ministro Marcelo Queiroga uma solicitação para o incremento dos repasses financeiros ao Hospital São Vicente de Paulo, assim como da destinação de recursos para a ampliação da estrutura física da instituição, para oportunizar a habilitação de novos serviços. Entre os serviços pleiteados, está a habilitação de leitos de terapia intensiva pediátrica ou neonatal, assim como a ampliação do bloco cirúrgico e de novos leitos de internação.

A prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, destacou a importância da visita do ministro. ‘‘Receber a visita de um Ministro de Estado, engrandece o nosso trabalho em busca de uma cidade transformadora e acolhedora. Tivemos a honra de poder apresentar ao ministro da Saúde o trabalho realizado por essas duas importantes instituições de saúde do nosso município, mas principalmente buscar sensibilizar o governo para a destinação de recursos para garantir a ampliação dos serviços e especialidades ofertadas pelo SUS a nossa população e para o fortalecimento do Hospital São Vicente”, concluiu a prefeita. 

Marcelo Queiroga também recebeu da direção do HSVPCA, a solicitação de novos incrementos financeiros para custeio, assim como, o projeto de ampliação e modernização da estrutura física da instituição. O objetivo é qualificar a prestação dos serviços, garantindo a habilitação de novos serviços e especialidades aos usuários do SUS. 

Em seguida, o segundo compromisso da agenda oficial do Ministro da Saúde foi a visita ao Hospital Regional Santa Lúcia (HRSL), onde conheceu a estrutura da instituição e conversou com as equipes de enfermagem e médica sobre a atuação do Ministério da Saúde no período de enfrentamento da pandemia.

Palestra:

 Durante a tarde, com o tema “Desafios da Pandemia e Pós Pandemia”, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, palestrou para prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, lideranças comunitárias, representantes de hospitais e entidades, sobre o trabalho realizado pelo Ministério da Saúde no enfrentamento da pandemia e nos desafios do SUS. A palestra foi realizada no auditório do Sindicato Rural de Cruz Alta, no Parque Integrado de Exposições.

O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, falou sobre a atuação do Ministério no enfrentamento da pandemia. “Para fortalecer o nosso Sistema Único de Saúde, precisamos trabalhar em conjunto, unindo todas as esferas governamentais. Vivemos nos últimos dois anos a maior emergência de saúde pública que o mundo já viu, que foi a pandemia da COVID-19. Neste contexto, o Ministério da Saúde promoveu uma das maiores campanhas de vacinação de sua história, distribuindo mais de 535 milhões de doses, assim como repassando recursos para ampliar e garantir o funcionamento dos serviços e assistência a nossa população.  Desde que assumimos o Ministério da Saúde, saímos do gabinete para percorrer os municípios do nosso país e assim poder conhecer as dificuldades e as complexidades de cada localidade. É assim que vamos trabalhar e fortalecer o nosso sistema de saúde”, concluiu o ministro.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura