Busca rápidaX


MANCHETES

Mobilização para incentivar jovens a tirar o título eleitoral alcança mais de 88 milhões de pessoas

24 de março de 2022

Uma grande mobilização na rede social Twitter repercute em outras plataformas digitais com o intuito de incentivar jovens de 15 a 18 anos a fazer o título de eleitor e votar nas Eleições Gerais de outubro de 2022. Cerca de 7 mil mensagens foram compartilhadas sobre o assunto, alcançando mais de 88 milhões de pessoas, entre elas, influenciadores digitais, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas. 

Em entrevista à RPI, o responsável pelo Cartório da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, Valdeci Vanderlei da Cunha, falou sobre a demanda dos jovens eleitores. “Ela tem sido grande, mas menor que nos últimos anos, parte em função da pandemia Covid, mas também por não ser uma eleição em âmbito municipal, que apresenta disputa mais acirrada”, explicou ele. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha todos os anos com o incentivo pela emissão de títulos eleitorais e agora não é diferente. “O jovem vai participar ativamente da escolha dos seus governantes, por isso o TSE faz ações próximo ao fechamento de cadastro e por ser facultativo os jovens fazem suas próprias escolhas.”

Emitir o primeiro título ou fazer transferências é rápido e fácil, com possibilidade de ser realizado de forma online pela página Título Net ou por agendamento, pelos telefones 55 3332 9811 ou WhatsApp 55 9 9661 4107, para aqueles que necessitem de atendimento presencial, das 12h às 19h. A data final da emissão é 4 de maio, período em que fecha o cadastro para cidadãos com idade a partir de 16 anos completos até 2 de outubro.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí