Busca rápidaX

MANCHETES

Moradores de Ijuí pedem mudança de local do albergue. Capitão da BM afirma que a medida não vai resolver o problema

7 de novembro de 2023

Parte da comunidade de Ijuí bem como alguns vereadores utilizaram a sessão da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira (06) para solicitar a mudança de local do albergue, ou Instituto Penal de Ijuí, hoje situado no bairro da Penha, em razão de que muitos homicídios e ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas ocorrem nas proximidades.

No entanto, segundo o capitão da Brigada Militar de Ijuí, Gilmar Bischoff , não é essa medida que vai resolver o problema da criminalidade enfrentada pelo município. “A discussão precisa ser outra, precisamos debater as causas que levam as pessoas cada vez mais jovens a ingressarem no mundo do crime, no mundo de tráfico de drogas. O que atrai esses jovens a pertencer a organizações criminosas? É isso que precisamos discutir. O que o município pode fazer pra contribuir na diminuição desses índices? Eu não vejo essa discussão” afirma.

Além disso, alguns edis sugeriram o envio dum ofício ao governo do estado solicitando aumento de efetivo. Para o capitão Bischoff, a medida iria auxiliar no trabalho, mas, repetiu novamente que não seria a solução para o problema da criminalidade.

“Os homicídios aconteceram porque não há ações por parte da polícia para combater o crime organizado em Ijuí? A resposta é não. Claro que nosso efetivo não é o ideal e isso não é de hoje, hoje temos menos efetivo que tínhamos na década de 90, mas esse não é o motivo que leva as pessoas a cometerem crimes aqui em Ijuí. Precisamos debater sobre as causas do crime, e isso eu não vi a comunidade debater na Câmara, por exemplo” finaliza o capitão. Por fim, Gilmar Bischoff tranquilizou a comunidade ijuiense afirmando que a Brigada Militar trabalha efetivamente, todos os dias, para combater a criminalidade.

Fonte: RPI