Busca rápidaX


MANCHETES

Município de Ijuí vai decretar situação de emergência em razão do temporal

16 de novembro de 2023

Em reunião com a Defesa Civil realizada na manhã desta quinta-feira, 16, na prefeitura de Ijuí, que contou com a presença do prefeito, Andrei Cossetin; secretários; Daniel Claudy, do Planejamento; Emerson Pereira, do Desenvolvimento Rural; e adjunto da Smodutran, Valdenei Wagner dos Santos, ainda os soldados Ademar Nagel e Fernando Andrei Castro  Steffler, da coordenadoria Regional de Defesa Civil, ficou estabelecido que o município vai decretar situação de emergência em função dos danos causados pelo temporal e granizo que atingiram o município na noite de ontem.

Conforme dados da Defesa Civil, no interior de Ijuí foram atingidas cerca de 40 propriedades, com destelhamento de casas e estábulos. Também registro de prejuízos em lavouras de milho e soja, ainda sementes e adubos. Os distritos de Esquina Heidmann, Barreiro e Alto da União, além da comunidade de Parador, foram os mais atingidos pela tempestade. Outros locais também sofreram com o temporal, por exemplo, a Linha Base Sul. No perímetro urbano foram mais 60 casas destelhadas com vento forte, chuva torrencial e granizo. A Unidade Básica de Saúde, do bairro Herval, e a escola municipal infantil Trilha do Saber também registraram danos.

Conforme dados da Defesa Civil choveu mais de 120mm em poucas horas. Ouvintes da RPI encaminharam imagens que mostram pedras de gelo do tamanho de uma laranja. Diante disso, vários telhados tiveram grandes prejuízos.

O agricultor, Geri Gehrke, da Linha Base Sul, repassou fotos de grandes danos no telhado de imóvel da propriedade. Para ilustrar, duas pedras de granizo ocuparam todo o espaço de uma das mãos de uma das pessoas da propriedade. Na Linha 7 Leste, houve destruição de vários telhados, ainda perda de verduras de hortigranjeiros, parreirais, salas de ordenha e até sérios danos numa agroindústria.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura