Busca rápidaX


MANCHETES

“Não é possível que o nosso ensino superior tenha que ser supletivo do ensino médio”, questiona candidato ao Piratini Vicente Bogo

18 de agosto de 2022

Seguindo a série de entrevistas com os candidatos ao governo do Estado e ao Senado Federal, a Rádio Progresso de Ijuí ouviu nesta quinta-feira, 18, Vicente Bogo, candidato ao Piratini pelo PSB. O candidato tem 65 anos, é professor e foi vice-governador do Estado durante a gestão de Antônio Britto (MDB), entre 1995 e 1998. Na época, ele estava filiado ao PSDB. Também foi deputado federal constituinte e um dos principais líderes da lei que instituiu a aposentadoria rural. Bogo estudou na Fidene e foi professor da Unijuí.

Inclusive, a área da educação foi o assunto que norteou a conversa, realizada na Capital Gaúcha pela reportagem da RPI. “Não é possível que o nosso ensino superior tenha que ser supletivo do ensino médio. Ele (ensino superior) precisa ser aquele salto de qualidade na especialização das pessoas e o ensino médio tem que ser aquela oportunidade de formação em que o jovem sai dali em condições de enfrentar um trabalho. Isso significa que temos que reaparelhar a escola, temos que discutir as nossas diretrizes político-pedagógicas das nossas escolas, valorizar os professores e toda a comunidade escolar e eu não vejo como fazer tudo isso só pela mão do governo. Temos que chamar a comunidade, chamar as universidades, chamar as instituições de ensino superior comunitárias, temos que chamar os empresários”, afirma o candidato.

Além da educação, Bogo também comentou sobre o agronegócio, especialmente a agricultura familiar e dos pequenos produtores, considerando seu histórico de forte atuação junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

“A agricultura familiar ela é viável, mas ela precisa ter uma atividade que agrega valor e, geralmente, isso demanda uma mão de obra intensiva, como o leite, criação de suínos, frango, entre outras. Há tecnologia que reduz o esforço físico e compensa a falta de pessoas no campo, mas exigem investimento alto. Por isso, penso que duas maneiras irão auxiliar o agro”, comenta o candidato citando a necessidade de irrigação e o alto investimento em tecnologia, que devem reduzir o uso de químicos e foco em orgânicos.

A entrevista completa você ouve abaixo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí