Busca rápidaX

‘Nós vamos derrubar a volta das coligações proporcionais’, diz Bibo Nunes

17 de agosto de 2021

A reforma eleitoral proposta na Câmara dos Deputados deve ser votada, nesta terça-feira(17) em segundo turno. Por se tratar de um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) a matéria precisa de 308 votos para ser aprovada. Conforme o Deputado Federal Bibo Nunes (PSL-RS) a maioria da bancada governista vai lutar pela derrubada do texto. Segundo o Parlamentar gaúcho, a volta das coligações proporcionais é um retrocesso para o sistema eleitoral e beneficia partidos pequenos, sem nenhuma representatividade e que usam o seu espaço em Rádio e TV durante a campanha, como uma ferramenta de coligação com siglas maiores.

Em tese, caso aprovada, a matéria permite que sejam feitas coligações para o cargo de Vereador, Deputado Estadual e Deputado Federal.

Já o Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT) disse que também é contra a volta das coligações e salientou que o número de partidos políticos existentes no País precisa diminuir. Hoje são 36 siglas, com a volta das coligações proporcionais esse número poderá chegar a 50, comentou Pompeo de Mattos. ‘A provação dessa matéria simboliza o retrocesso eleitoral do País’, completou. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí