Busca rápidaX


MANCHETES

Número de apicultores mais que dobrou nos últimos cinco anos, em Ijuí

22 de maio de 2023

Com os efeitos de mais uma estiagem, a safra do mel deste ano no Rio Grande do Sul teve uma “super produção”, na avaliação do presidente da Associação dos Apicultores de Ijuí, Aldair Cossetin. Apesar da produção em grande volume e de qualidade, o baixo preço tem desafiado os produtores, especialmente os que produzem para exportar e aguardam melhora no preço, com o produto estocado. 

Em entrevista à Rádio Progresso, Aldair Cossetin disse que, apesar do desafio em relação ao preço, a atividade na região tem apresentado crescimento, especialmente em Ijuí, Nos últimos cinco anos, o número de produtores quase triplicou no município. “Há cinco anos, éramos entre 12 sócios. Hoje são 32. Isso significa que, apesar de tudo, estamos em franco crescimento. Alguns integram a atividade por hobby, enquanto outros têm 700, 800 caixas e são considerados profissionais”, explicou. 

Aldair Cossetin falou também sobre um problema enfrentado pelos apicultores em 2019: a mortandade de enxames. Na ocasião, o uso de determinados defensivos agrícolas em lavouras de grãos foi apontado como responsável pela morte dos enxames. Atualmente, o convívio com o agronegócio está mais harmônico e consciente, segundo ele. “Felizmente conseguimos manter um diálogo, entendendo e defendendo a importância que todos têm na cadeia produtiva. Hoje superamos o problema da mortandade de abelhas”, disse. 

Outro desafio enfrentado pelos apicultores e que, pouco a pouco, parece ser amenizado, se refere ao abandono da atividade pelos jovens. “Atualmente temos mais jovens participando da associação e demonstrando interesse em permanecer na atividade”. Além disso, a busca por conhecimento tem profissionalizado ainda mais a atividade. “O produtor está preocupado em aprender para melhorar a produção. Está na mão do produtor aumentar produção e melhor a qualidade. Só precisa qualificação, o resto é consequência dela”. 

Fonte: Rádio Progresso