Busca rápidaX


Obras emergenciais em escolas estaduais de Ijuí estão em fase de conclusão

25 de maio de 2023

Em fevereiro o governo do estado divulgou uma lista com 176 instituições de ensino em que havia a necessidade de obras emergenciais, para as quais destinou R$ 30 milhões para melhorias urgentes na infraestrutura. Em Ijuí, três educandários foram enquadradas neste grupo: Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, Escola Estadual Nossa Senhora da Penha, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Lobo.

Destas, apenas a Ruy Barbosa ainda não está na fase final de conclusão, apesar de também ter a obra em estágio avançado. Nas demais, a probabilidade do trabalho ser concluído ainda esta semana, é grande. A informação é da coordenadora da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Eveline Eberle. “Na Ruy Barbosa temos problemas com rachaduras, que serão resolvidos posteriormente, ademais, as obras emergenciais também estão sendo concluídas”. 

A coordenadora explica que o processo foi célere e houve uma força-tarefa para desburocratizar esses trâmites. “É importante falar também que o programa Agiliza Educação é muito importante, pois dá mais autonomia para o diretor aplicar melhor os recursos”. Através do programa em questão, a verba de Autonomia Financeira, no valor de R$102 milhões anuais, é repassada às escolas estaduais para custeio de manutenção e pequenos reparos, para conferir maior autonomia às equipes diretivas das escolas estaduais e acelerar os trâmites para a realização de reparos estruturais e aquisições.

A estratégia elaborada para a transformação do ambiente escolar tem como premissa a visão da escola em sua totalidade, mudando a prática do atendimento por demandas isoladas. O Estado, a partir de agora, atuará em todo o ambiente escolar, resolvendo os problemas de forma integrada, em um trabalho transversal e apoiado também nas informações vindas da comunidade escolar.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí