Busca rápidaX

Para ACI de Ijuí, reforma tributária deveria ser melhor debatida antes de votação

24 de julho de 2023

Por iniciativa do governo federal, está em andamento o programa Desenrola, que visa ajudar a população a pagar dívidas. Nesta primeira fase estão contempladas apenas as dívidas contraídas até 31 de dezembro do ano passado. Pessoas físicas com dívidas bancárias de até 100 reais ficam automaticamente com o nome limpo pelas instituições. Outro grupo já beneficiado nessa fase é o de pessoas físicas com renda de até 20 mil reais e dívidas em banco sem limite de valor.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o vice-presidente financeiro da Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Carlos Ludwig, disse que a iniciativa é importante, pois auxilia os consumidores a voltarem a ter crédito e as empresas têm possibilidade do retorno desses clientes que estavam com problemas no comércio.

Além disso, comentou que o Desenrola alivia, um pouco, os reflexos negativos da recente estiagem e as atuais taxas altas de juros. Na ACI de Ijuí existe o SPC – Sistema de Proteção ao Crédito – que repassa informações para as pessoas sobre montante dos débitos.

Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Carlos Ludwig enfatizou que sobre a reforma tributária, recentemente aprovada na Câmara dos Deputados, e que agora tramita no Senado, a ACI ijuiense tem posição semelhante da Federasul – Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul – ou seja, houve muita pressa na votação na Câmara. Ele observou que as entidades empresariais não têm muita clareza sobre ovas alíquotas de tributação.

Ludwig entende que comércio e agricultura poderão sofrer problemas com a reforma tributária, mas agora é momento de pressionar senadores quanto a medidas requisitadas. Porém, o vice-presidente financeiro da ACI ressaltou que qualquer mudança que reduza a burocracia no Brasil é bem-vinda.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí