Uma das rodovias da região que aguarda obras é a ERS 218, trecho ainda de estrada de chão, entre Catuípe e o distrito de Chorão, interior de Ijuí, ligação com a ERS 155. Em entrevista hoje pela manhã na RPI, o deputado estadual, Gérson Burmann, explicou que o governo estadual não assume a responsabilidade de fazer o projeto e, quanto ao asfaltamento, sinaliza com a possibilidade de incluir a obra no PIAA – Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico.
O PIAA estimula empresas e cooperativas a executar obras de pavimentação de estradas estaduais e, em contrapartida, têm o valor investido na obra abatido do ICMS. Diante disso, a ideia é ter parceria entre Estado, Municípios e empresas. Nesse caso, o projeto deveria ser capitaneado entre as prefeituras de Ijuí e Catuípe.
ERS 342
Até a metade deste ano deverá ser feita a licitação para contratar empresa a fim de realizar ampliação e melhorias na ERS 342, entre Ijuí e Cruz Alta. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o deputado estadual, Gérson Burmann, do PDT, disse que semana passada teve reunião com a direção do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem quando também ficou acertado que haverá duplicação de três quilômetros da rodovia na chegada a Ijuí, ou seja, da empresa Camera até o entroncamento com a BR 285 e ERS 522. Já na chegada a Cruz Alta a duplicação vai ser de oito quilômetros.
Além disso, o projeto contempla implantação de terceiras pistas em vários trechos ao longo da 342, entre Ijuí e Cruz Alta. Burmann frisou que as obras deverão custar cerca de 200 milhões de reais. O deputado acredita que o governo estadual tem o dinheiro, até porque com a suspensão do pagamento da dívida que o Estado possui com o governo federal, o Executivo gaúcho consegue ter mais recursos em caixa. Se tudo der certo, ou seja, com licitação até junho e sem problemas burocráticos, existe possibilidade das obras começarem no segundo semestre de 2025.
Na mesma entrevista na Progresso, Gerson Burmann comentou que por meio desses investimentos, a tendência é solucionar problemas de adensamento da ERS 342, ainda em acostamentos e até galhos de árvores que se expandem para a rodovia.